Gerenciamento de Projetos

Como começar um projeto do zero?

É essa é uma pergunta que recebo em todas as turmas que ministro aula sobre o tema, e minha primeira e rápida resposta é:ter um projeto conceitual bem elaborado, ou seja; a elaboração vem antes do gerenciamento dos projetos. Projeto “conceitual”, “pré-projeto”, “minuta do projeto” outro nome que o valha é um trabalho tal qual uma “folha em branco” que deve ser preenchida da melhor forma possível dando subsídios aos técnicos, que irão atuar no do detalhamento de seu gerenciamento, em buscas das melhores estratégias para sua implementação.

Gerenciamento de Projeto

Qual o custo de elaboração de um projeto conceitual / pré-projeto?

Geralmente essa etapa não faz parte do custo do projeto, pois é um investimento de risco, que pode ser percebido, em qualquer momento, sua inviabilidade econômico-financeira, tanto por necessidade de tecnologias, quanto por questões políticas ambientais ou econômicas, dentre outras razões. Vejo muitos projetos de infraestrutura sofrerem paralisações pelos motivos acima, destaco a necessidade de atender nossa complexa legislação ambiental, não defendo “abrir-nos as porteiras para passar a manada”, gerando-se prejuízos ao meio ambiente nacional, mas uma simplificação e modernização da legislação que possam deixar os processos mais transparentes, automatizados, baratos e rápidos permitindo que os investimentos aconteçam de forma segura para todos os envolvidos. Precisamos de mais segurança jurídica nos projetos nacionais.

Análise de SWOT na elaboração e no gerenciamento de projetos

É importante, na elaboração do projeto, que se tenha uma visão clara, no texto do documento, do ambiente que esse projeto se posiciona, tanto político quanto legal e econômico, bem como as diversas relações com fatores internos e externos ao projeto. Cito, por exemplo, a necessidade de uma análise SWOT (SWOT é uma sigla oriunda do inglês, um acrônimo de Forças – Strengths, Fraquezas – Weaknesses, Oportunidades – Opportunities, e Ameaças – Threats) ou outra uma ferramenta que permita enxergar e mapear o ambiente interno e externo do projeto e de seus constituintes, permitindo que agentes patrocinadores do projeto ou a comunidade possam correlacionar e avaliar a importância e os impactos desse projeto em seus respectivos mundos.

Deve-se ter uma excelente visão sobre porque a elaboração do projeto? qual o objetivo? onde esse projeto impactará? como ele impactará? Etc. Essas perguntas precisam de respostas, pois caso não tiverem soluções poderão comprometer a decisão de realização do projeto. Vejamos abaixo algumas questões que você precisa avaliar e incluir em seu projeto conceitual:

  1. Existe um histórico da região onde será implementado o projeto?

  2. Quais índices ou indicadores podem retratar a realidade atual?

  3. Quais instituições nacionais, internacionais, regionais e/ou locais mediram esses indicadores?

  4. Durante e após a implementação do projeto esses indicadores serão novamente mensurados?

  5. Qual problema ou problemas que o projeto vai resolver?

  6. Existe alguma metodologia que permita avaliar os impactos do projeto?

  7. Todas as questões ambientais estão sendo consideradas?

  8. O público-alvo do projeto, a sua realidade e seus impactos estão claramente descritos?

  9. Os riscos dos projetos foram mapeados e categorizados?

  10. Existe um plano de resposta aos riscos?

  11. O projeto é viável economicamente?

  12. Soluções alternativas foram conhecidas e comparadas?

  13. A comunidade participa e apoia o projeto?

Conclusão

Responder essas questões ajudará você a compreender melhor o papel do seu projeto no local em que será implantado bem como seus impactos. Essas análises precisam estar registradas no documento em forma de texto, bem escritos, fundamentados, com as fontes, notas de rodapé e todas as informações necessárias para seja possível checar a relevância dos números apresentados, isso para que seja possível também a captação de recursos financeiros. Trabalhar em um projeto para alguns parece a realização de um sonho, como se chegasse ao topo de sua carreira, no entanto é preciso muita transpiração conhecimento vivência e experiência para que o projeto chegue ao seu fim com sucesso. 

Leia Também:

Gestão de Logística durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil

Acesse nossas redes, consulte nossos Cursos, se inscreva em nosso Canal no YouTube e faça parte da Faculdade Laboro.

Autor:

Prof. Me. Pierre Batista Moraes Januário
Professor da Faculdade Laboro Administrador, Mestre em Gestão de Empresas, Especialista em Desenvolvimento Econômico Local, MBA em Gerenciamento de Projetos, Professor de Graduação e Pós Graduação das áreas de negócios, projetos, gestão, desenvolvimento econômico local, comércio exterior, Brasil e América Latina. Atua nos setores público, privado e educação. pierre@laboro.edu.br

Gostou do tema?

Que tal ter formação na área em uma Faculdade que te leva ao Sucesso? Conheça o curso de  Administração da Faculdade Laboro

Já é Graduado? Conheça o MBA em Gestão de Projetos e os nossos cursos de Pós-Graduação 100% Online

10 Comments:
maio 15, 2021

ter projeto elaborado e conceituado.

maio 15, 2021

NECESSEDADE DE ANALISA UM SWOF.

maio 15, 2021

PODE SER UMA REGIÃO BRASILIEIRA COMO O NORDESTE BRASILEIRO COMO NORTE AMERICANO VAREIA DE PAIS PARA PAIS.

maio 15, 2021

O CONTEUDO DO SECULO XXI.

maio 15, 2021

BRASIL, ESTADOS UNIDOS ,ITALIA,MEXICO, REINO UNIDO PORTUGAL.

maio 15, 2021

TODOS DO MAIS FÁCIL ÁTE O MAIS DIFÍCIL.

maio 15, 2021

COMO OBRIGATÓRIA.

maio 15, 2021

0 A1 AFETIVIDADE EMOCIONAL.

maio 15, 2021

1 A 3 MOVIMENTO PROJETIVO.

maio 15, 2021

3 A 6 INTELIGENCIA E PERSONALISMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

  Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a