A Faculdade Laboro entende a extensão como uma estratégia para garantir o desenvolvimento da sua função social, que implica em uma série de ações dirigidas à sociedade e ao mercado de trabalho loco regional.

As ações de extensão estão voltadas para a promoção dos valores democráticos de igualdade de direitos, do respeito à pessoa, da prática profissional ética e da sustentabilidade das intervenções no ambiente, claramente coadunados com sua missão institucional.

A Faculdade Laboro e a valorização da sociedade

A Faculdade Laboro desenvolve atividades de extensão visando promover a sua articulação com a sociedade, transferindo para esta os conhecimentos desenvolvidos com as atividades de ensino e pesquisa; e captando as demandas sociais para orientar a produção e o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Segundo a diretora da Faculdade Laboro, Dra. Mônica Gama, as ações de extensão são planejadas de forma que envolvam o corpo docente, discente e técnico administrativo na promoção de uma articulação com a sociedade. “Com as atividades de extensão objetiva-se atender em plenitude a sua missão que é formar profissionais qualificados que contribuam para o contínuo crescimento e desenvolvimento de uma nação melhor”, afirmou.

As ações de extensão

Ao longo dos últimos anos a Faculdade Laboro tem desenvolvido diversas ações de extensão. Entre elas: Feira de Integração Comunidade Escola; Programa de Monitoria; programa de inserção no mercado de trabalho em parceria com empresas públicas e privadas; programa de ação voluntária na ONG “Valorizar” com os projetos “Roda da Leitura”, “Música da Vila”, “Artesanato da Comunidade” e “Natação”; Empresa Júnior Labotech; Programa de Intercâmbio através de parceria com a Aiesec; Empreendedorismo Social; Inclusão Digital; e Maratona do Conhecimento.

Selo certifica empresas comprometidas com a educação e com a sociedade.
Selo certifica a Faculdade Laboro como empresa comprometida com a educação e com a sociedade.

Além dessas ações a Faculdade Laboro apoia de forma direta a ONG Valorizar, o grupo Ilha Azul (Associação dos Pais, Familiares e Amigos de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA), a Associação de Surdos e a Escola de Cegos do Maranhão. Além de eventos como a II Jornada Maranhense e a XVII Jornada Regional de Autismo promovido pela Associação Brasileira de Autismo (ABRA) e a campanha nacional “Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”, onde recebeu em 2014 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. O selo certifica a Laboro como comprometida com a educação e com a sociedade.

A busca por intercâmbio de experiências

Mesmo com todos estas ações e incentivos, a Faculdade Laboro está sempre em busca de novos convênios com entidades e instituições da região com o objetivo de buscar espaço para estágio extra curricular e para promover o intercâmbio de experiência nas áreas científica, técnica e cultural, bem como, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e de formação de pessoal.