A Faculdade Laboro lançou na última quarta-feira, dia 18, em São Luís, a 1ª Maratona do Conhecimento Tecnológico.

O evento tem como objetivo aplicar – aos alunos dos cursos de graduação em Redes de Computadores e Gestão Hospitalar da Faculdade Laboro – provas de competências e habilidades técnicas diretamente relacionadas com suas formações profissionais, em ambiente de simulação em tempo real.

Estímulo

Segundo a diretora da Faculdade Laboro, Sueli Tonial, a 1ª Maratona do Conhecimento Tecnológico é uma ação concreta de estímulo para os alunos da Faculdade Laboro. Ela cria um ambiente de “cases” concretos nos quais os alunos terão que responder e propor soluções e inovações.

“Alunos, professores e toda a equipe da Faculdade Laboro se envolverão no trabalho e na busca do conhecimento com alegria e estímulo. Teremos exposição destas ações para empresários e para o público em geral e com isso demonstraremos o diferencial dos alunos da Faculdade Laboro para o mercado de trabalho”, afirmou Sueli Tonial.

Seletivo

De acordo o coordenador da Maratona, Raimundo Ribeiro, a competição terá um seletivo inicial onde todos os alunos de graduação da Faculdade Laboro poderão se inscrever.

“Dessa etapa serão selecionados 40 competidores de cada curso [Redes de Computadores e Gestão Hospitalar]. Os selecionados irão compor equipes de no máximo 08 competidores, treinados por dez professores [cinco de Redes de Computadores e cinco de Gestão Hospitalar]. A escolha dos treinadores será feita por sorteios. Devendo, cada treinador, apresentar dois competidores para a competição final.”, explicou o professor.

Inscrições

As provas da seletiva inicial serão agendadas e aplicadas na mesma hora/data para assegurar a igualdade e o processo democrático da competição. As inscrições podem ser feitas no período de 23 a 31 de março. As fichas de inscrição devem ser entregues na Secretaria Acadêmica da Faculdade Laboro. De 06 a 08 de abril será aplicada a seletiva inicial. E a divulgação dos aprovados ocorrerá no dia 09 de abril.

“Para aprovação como competidor é necessário que o aluno tenha no mínimo 70% de aproveitamento. Os competidores que obtiverem as maiores pontuações em suas respetivas ocupações receberão diversas premiações, entre elas: tablets, notebook, bolsas de monitoria e vaga de monitor trainee. Os dez primeiros colocados receberão diplomas de excelência”, disse Luiz Aurélio, professor treinador da Maratona.

Tecnologia Assistiva

O lançamento da Maratona do Conhecimento Tecnológico contou também com uma demonstração do programa Virtual Vision, apresentada pelo professor Heider Pinheiro. O Virtual Vision é um software para que pessoas com deficiência visual possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz.

Cronograma

Inscrição: 23 a 31/03/2015 (entregar fichas de inscrição na secretaria acadêmica).

Seletiva inicial + entrevista: 06 a 08/04/2015.

Nota mínima para aprovação: 70% de aproveitamento

Divulgação dos aprovados: 09/04/2015 (murais e site institucional).

Assinatura de termos: 10/04/2015.

Período de treinamento: 13/04 a 21/08/2015.

Entrega do projeto teste obrigatório (avaliador/competidor): até julho de 2015.

Baterias de testes eliminatórios: maio, junho e julho.

Competição/etapa final: 24 a 29/08/2015.

Arquivos importantes

Regulamento

Ficha de Inscrição

Descritivo Técnico – Gestão Hospitalar

Descritivo Técnico – Redes de Computadores

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a