Faculdade Laboro em parceria com 2ª Vara de Execuções Penais realiza curso de capacitação para entidades que atendem reeducandos

A Faculdade Laboro em parceria com a 2ª Vara de Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas (VEP) de São Luis, realiza curso de Capacitação “Elaboração de projetos e planejamento estratégico” que tem como objetivo que formará instituições sociais conveniadas com a 2ª VEP.

A capacitação contou em sua solenidade de abertura com a participação do Juiz Titular da 2ª VEP, Fernando Mendonça; da diretora-geral da Faculdade Laboro, profa. Dr. Sueli Tonial Pistelli; do secretário-geral da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), Arhur Darub, representando o desembargador Froz Sobrinho, diretor da Escola; e da diretora acadêmica da Laboro, profa. Doutoranda Francilene Duarte, além de representantes das instituições.

Este curso vai contribuir com a formação destas instituições conveniadas com a 2a VEP que recebem reeducandos para cumprimento da pena de Prestação de Serviço à Comunidade e também concorrem aos recursos provenientes do fundo de Pena Pecuniária, adquiridos através de editais lançados pela unidade judicial. Segundo o magistrado Fernando Mendonça, titular da 2ª VEP, a unidade trabalha com uma parte da execução penal, que inclui atividades multidisciplinares e multiprofissionais, e uma grande rede de entidades conveniadas, com quase 500 atividades, de forma que o curso representa mais uma fase para a assinatura de um termo de cooperação com a Faculdade Laboro, com o foco na produção científica da área criminal e penitenciária.

Para a diretora-geral da Faculdade Laboro, Sueli Tonial Pistelli, a parceria que se inicia com o Poder Judiciário por meio da 2ª VEP possui relevada importância não apenas para o cenário científico, mas para o bem social. “Então nesse dia de hoje estamos oferecendo um curso para entidades comunitárias e instituições que colaboraram e que são parceiras da VEP. É com muito prazer que recebemos a todos, pois esse é um dos papéis da academia”, pontuou.

O curso completo tem uma carga horária de oito horas e é dividido em dois módulos. No turno matutino, os participantes recebem o 1º módulo sobre Elaboração de Projetos com os temas: Principais conceitos; Roteiro básico para desenvolvimento de projetos; Prática com base em um modelo de projeto. à tarde, o 2º módulo trata do tema Planejamento Estratégico, seus conceitos básicos; Visão e missão organizacional; Análise do ambiente SWOT e Definição de objetivos e metas.

Texto em parceria com : Assessoria de Comunicação Corregedoria Geral da Justiça