Entrevista: Professor Doutor Renato de Paulo explica o que é ergonomia

A ergonomia é uma disciplina da Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade Laboro. O professor Dr. Renato de Paulo do Rio de Janeiro, ministra esta disciplina que foi realizada nos dias 07 e 08 de janeiro.

FACULDADE LABORO – Professor o que é ergonomia?

Dr. Renato de Paulo – Ergonomia é a ciência que projeta o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador.

FL- Ela prevê então um cuidado pela saúde física e mental das pessoas que passa, necessariamente pelo ambiente de trabalho?

Dr. Renato de Paulo – Sim, porque a ergonomia tem a função de prevenir lesões físicas e otimizar a compreensão intelectual da tarefa para o trabalhador.

FL- Qual o principal objetivo da ergonomia?

Dr. Renato de Paulo – O principal objetivo da ergonomia é conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador e não forçar o trabalhador a adapta-se a tarefa. Porque a ergonomia cuida do trabalhador com foco no ambiente de trabalho.

Segundo a universidade Federal do Paraná que desenvolve um curso específico desta área, a ergonomia tem que ser uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida. Em sua atividade de trabalho o ser humano interage com os diversos componentes do sistema de trabalho: com os equipamentos, instrumentos e mobiliários, formando interfaces sensoriais, energéticas e posturais, com a organização e o ambiente formando interfaces ambientais, cognitivas e organizacionais. O ser humano, com seu organismo, sua mente e sua psiquê realiza essas interações de forma sistêmica, cabendo à Ergonomia modelar essas interações e buscar formas de adequação para o desempenho confortável, eficiente e seguro face às capacidades, limitações e demais características da pessoa em atividade.
Fonte: (www.ergonomia.ufpr.br)

 

Educação Elitizada ou Direito para todos

Compreendendo que dentro da educação existe o extremismo, que perambula por muitos ambientes e de vários contextos, o que torna imensamente complicado falar de acesso