A Faculdade Laboro realiza nos dias 08 e 09 de dezembro o Simpósio Empreendedorismo e Novos Negócios em Alimentação e Nutrição em Palmas (TO). O evento tem como objetivo de discutir estratégias de empreendedorismo e de inovação para gestão de unidades de alimentação e nutrição.

Na palestra de abertura, o empresário José Ernesto Betelli, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – TO), falará a respeito das perspectivas de mercado de alimentação para Palmas e região.

Confira entrevista com José Ernesto Betelli, graduado em Publicidade e Propaganda pela ULBRA, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e sócio Diretor do Grupo Kairós.

FACULDADE LABORO – Qual o objetivo geral deste simpósio?

José Ernesto Betelli – O objetivo desse simpósio é realizar um momento de troca de experiência entre os empresários do ramo de alimentos e bebidas da Cidade de Palmas e região e os profissionais técnicos na área. Momento de networking, onde poderão trocar conhecimentos, dúvidas, ideias, discutir estratégias de empreendedorismo e inovação para esse setor.

FL – Como você analisa o cenário local de Palmas em relação ao empreendedorismo na área de alimentação e nutrição?

José Ernesto Betelli – Palmas é uma capital com apenas 25 anos e tudo ainda está em construção, no segmento de bares e restaurantes vivemos a mesma situação, ou seja, ainda há espaço para se empreender. Nos últimos dois anos vivemos um boom de bares e restaurantes, vária casas foram abertas, a concorrência acirrada provocou uma melhoria nos serviços e produtos ofertados elevando assim o nível dos nossos estabelecimentos.

FL – Quais seriam as principais estratégias de inovação para se ter sucesso na gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição em Palmas?

José Ernesto Betelli – O setor de alimentação fora do lar está vivendo um momento de adequação, ultimamente uma série de questões como inflação, aumento de alugueis, leis trabalhistas, leis proibitivas (lei seca), tributos, qualificação de mão de obra tem obrigado os empreendedores do segmento a repensarem seus negócios. Hoje uma máxima entre os empresários do setor é fazer mais com menos em virtude disso há uma busca muito grande por processos inovadores que consigam trazer redução no consumo de energia elétrica, nos desperdícios de produção e no reaproveitamento de resíduos orgânicos.

FL – Onde pode atuar um profissional com MBA em Gestão de UAN, Gastronomia e Empreendedorismo em Negócios de Alimentação?

José Ernesto Betelli – Creio que possa atuar em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, cozinhas industriais, supermercados, escolas e empresas de consultoria.

FL – Qual a importância de uma pós-graduação na carreira de um profissional de área de gestão de serviços de alimentação e nutrição?

José Ernesto Betelli – No mercado há uma grande dificuldade de encontrarmos mão de obra qualificada, um profissional com pós-graduação é uma raridade. Quem estiver disposto a investir nessa área com certeza encontrará um mercado de trabalho de braços abertos.

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a