Entrevista: aspectos fundamentais para os serviços de Alimentação e Nutrição

O curso de MBA em Gestão de UAN, Gastronomia e Empreendedorismo em Negócios de Alimentação da Faculdade Laboro recebe neste final de semana, em São Luís, a disciplina “Gastronomia: aspectos fundamentais para os serviços de Alimentação e Nutrição”.

A disciplina está sendo ministrada pela professora Marlise Potrick Stefani, especialista em Qualidade, em Alimentação Coletiva e Geriatria e Gerontologia; mestre em Engenharia de Produção/Qualidade; e proprietária da Nutritécnica (Clínica, Consultoria e Gourmet).

Confira entrevista com a professora Marlise Potrick Stefani.

FACULDADE LABORO – Qual o objetivo do curso?

Marlise Potrick Stefani – Aplicar os conceitos da Gastronomia aliados aos já conhecidos conceitos de Nutrição aos Serviços de Alimentação e Nutrição.

FL – O que está sendo abordado no curso?

Marlise Potrick Stefani – A história da Gastronomia; conhecimento dos alimentos e temperos; as técnicas de preparo e cocção dos alimentos; e cardápios.

FL – Porque destacar os principais aspectos para os Serviços de Alimentação e Nutrição?

Marlise Potrick Stefani – Hoje a alimentação tomou uma conotação que vai além de oferecer alimentos e refeições a clientes, trabalhadores, pacientes ou alunos. É preciso mais que isto, é preciso oferecer, além dos nutrientes, o prazer no ato da alimentação. Este é o diferencial de tantas empresas que obtiveram sucesso com a produção de alimentos.

FL – Quais competências e habilidades desenvolverá o profissional que participar dessa disciplina?

Marlise Potrick Stefani – Conhecimento dos alimentos, conhecimento na montagem de elaboração de cardápios, combinações entre os alimentos e conhecimento do fluxo produtivo na elaboração de alimentos.

FL – Que benefícios possui o profissional de Nutrição que possui conhecimentos na área de serviços de alimentação e gastronomia?

Marlise Potrick Stefani – Como esses conhecimentos podem ajudá-lo no mercado de trabalho? Onde ele poderá atuar? Hoje em dia, o Nutricionista que está habilitado a conhecer a arte da culinária torna-se diferenciado, ampliando o campo de atuação para hotéis, bares, restaurantes, escolas, hospitais e fast foods. É um mercado amplo que se abre para este profissional.

FL – Qual a importância da formação e da pós-graduação na área de Nutrição?

Marlise Potrick Stefani – Para uma rede ou empresa de grande porte buscar um profissional com este tipo de conhecimento pode trazer resultados financeiros e de qualidade mais a curto prazo.

Educação Elitizada ou Direito para todos

Compreendendo que dentro da educação existe o extremismo, que perambula por muitos ambientes e de vários contextos, o que torna imensamente complicado falar de acesso