Entenda noções de inovação e empreendedorismo e se diferencie no mercado de trabalho

O contexto atual aponta diversas novas habilidades que precisamos desenvolver para não sermos colocados à margem das oportunidades. O empreendedorismo e a inovação parecem palavrinhas mágicas, mas, na verdade fundamentam o novo paradigma econômico que vivemos.

Inovar é condição de sobrevivência para muitos segmentos no mercado na atualidade.  Uma estratégia útil em ambientes dinâmicos e incertos como os do momento contemporâneo. Segundo profa. Fabiola Simonassi a inovação é uma façanha do homo economicus, aquele que, por diversos fatores, prioriza a dimensão da produção e do consumo em detrimento de outras dimensões humanas tais como morais, éticas, política, espirituais entre outras.

Para a professora Simonassi, enquanto no paradigma tradicional se explora as demandas existentes, no paradigma da inovação se cria e aproveita novas demandas do mercado. Porque quebrar paradigmas é condição fundamental para inovar. E quebrar paradigmas é romper com regras que já não dão conta de responder as demandas do social e do mercado.

Portanto, a inovação é a conjunção de desejo humano, viabilidade e factibilidade. E o empreendedorismo é um comportamento resultante do entendimento dessas novas possibilidades. É um comportamento diante de nós mesmos, de nossos anseios e da empresa que trabalhamos. Um comportamento que demonstra uma postura aberta para o constante aprendizado e para mudanças de ações conforme o mercado aponta.

A disciplina Empreendedorismo e inovação é oferecida na Pós Graduação da faculdade Laboro. Maiores informações www.laboro.edu.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ranking 7 melhores cursos EAD em 2021!

A educação a distância ganhou grande destaque durante a pandemia de Covid-19 no ensino escolar brasileiro, mas a modalidade já era conhecida no ensino superior,