Ensino Híbrido: tudo o que você precisa saber sobre o método

mulher com fone de ouvido estudando

Quem pretende ou pensa em iniciar uma nova fase profissional através de cursos ou graduações sabe que, com a correria do dia-a-dia, a internet acaba tornando tudo mais fácil. Mas, mesmo assim, muitos ainda compartilham o pensamento de que o ensino presencial é mais efetivo.

Por isso, foi criado o sistema híbrido de ensino, que une o útil ao agradável em uma combinação de praticidade e segurança. Quer entender melhor como isso funciona? Então, vem com a gente!

Ensino híbrido: conceito e significado

Já presente em muitas escolas para o público mais novo, o modelo de ensino híbrido já vinha se tornando uma tendência há algum tempo por utilizar a tecnologia, tão presente na vida das crianças ultimamente, a favor dos alunos.

Com a flexibilização da quarentena resultante da pandemia da Covid-19, o método híbrido passou a ser mais utilizado também nos cursos e graduações! Assim, não há necessidade de um regime 100% presencial.

O objetivo do método é proporcionar autonomia, conforto e flexibilidade aos alunos, incluindo a tecnologia de forma útil e eficaz para a aprendizagem.

Principais vantagens da educação híbrida

Ter contato pessoalmente com os colegas e professores é um fator muito importante para que um aluno consiga tirar melhor suas dúvidas e se aprofundar em um assunto mais facilmente. Por isso, a convivência parcial dentro do espaço físico do curso é muito interessante!

Por outro lado, fazer parte do curso on-line possibilita muito mais flexibilidade na grade de horários das pessoas com rotinas mais cheias! O a possibilidade de intercalar as aulas entre o on-line e o presencial proporciona mais equilíbrio e até um tempo a mais de sobra na semana.

Além disso, uma coisa interessante que o ensino híbrido também proporciona é a autonomia. O aluno tem a liberdade de escolher seus locais – e, às vezes, até os horários- de preferência nos dias de aula à distância, tendo muito mais conforto e até conseguindo se concentrar melhor, em alguns casos.

Modelos de ensino híbrido

Para que o objetivo do sistema de ensino híbrido seja atingido e a experiência do aluno seja a melhor possível, é preciso participação e constância – tanto dos professores quanto dos formandos.

Sabendo disso, é preciso que o melhor método seja escolhido de acordo com as necessidades e possibilidades do aluno. As opções são variadas, e estes são alguns exemplos:

Rotações

A “sala de aula rotatória” é um método de ensino que consiste na separação de grupos e atividades. Há algumas formas de realizar este tipo de ensino. São elas:

• Rotação por Estações

Este modelo é realizado no ambiente de aulas presencial. Os alunos são divididos em “estações” que ficam encarregadas de diferentes atividades, com no mínimo uma envolvendo a internet. Após um certo período de tempo, cada grupo vai mudando de estação.

• Rotação de Laboratório

Esse método é muito utilizado em laboratórios de informática e ciências. Os alunos são divididos em dois grupos – um encarregado de atividades online e o outro de atividades offline. Como na rotação por estações, após um certo período, os grupos são invertidos.

• Rotação Individual

A rotação individual é muito mais personalizada e centrada no modo que cada aluno tem de aprender: nesse método, o professor cria um plano de estudos totalmente individual para cada um dos alunos de acordo com suas necessidades.

Sala de aula Invertida

Para que essa técnica do ensino híbrido seja colocada em prática e funcione corretamente, é necessário bastante foco. A sala de aula invertida se baseia em estudar uma parte da disciplina em casa, o que demanda bastante concentração do aluno.

Após os estudos feitos em casa, é muito comum – e necessário – que seja feito um debate online com a turma para que as ideias sejam discutidas melhor e as dúvidas devidamente esclarecidas.

Se interessou pelo ensino híbrido?

É importante estudar vários métodos diferentes para encontrar o que mais se adapta às suas necessidades e rotina, e é por isso que a Laboro proporciona tantas modalidades de estudo. Conheça nossos cursos e realize seu sonho de fazer uma graduação ou pós-graduação!