Empreendedorismo e Inovação na área da Saúde: Startups Health Tech

O que é uma startup?

As startups estão estabelecidas á nossa volta, elas integram as mais diversas áreas e desempenham papéis estratégicos no universo organizacional. Hoje em dia as nossas experiências de consumo são marcadas por empresas que começaram como startups. Como empresas, agora são consolidadas. Mas afinal, o que eram antes como startups? 

Nas variadas respostas de busca na internet, de forma geral, as startups são tidas como negócios temporários que vão lidar com teste de ideias e ambientes incertos. Ou seja, é uma organização que vai tentar estruturar um produto ou serviço inovador (ou revisado) no mercado, e a sua concretização como empresa vai depender da resposta resolutiva de algum problema do meio que se propôs lançar ou aplicar um serviço. 

Startups na saúde e as Health Tech

Na saúde, essas iniciativas inovadoras e tecnológicas tem as funções características das Health Tech. A Distrito (2020, Online), uma plataforma de negócios para startups, apresentou em uma matéria a definição de healthtech: “[…] empresas que desenvolvem tecnologias para otimizar o sistema de saúde e tudo a ele relacionado”. Na prática, um exemplo simples disso pode ser um aplicativo que estimula a ingestão de água ao longo do dia através de notificações ou alertas. 

Isto é, as healthtech desenvolvem produtos ou serviços que personalizam e otimizam cuidados com a saúde. As principais atividades desse tipo de negócio são: medicina preventiva, medicina preditiva, medicina proativa e medicina personalizada (DISTRITO, 2020, Online). 

Essas atividades podem ser criadas e oferecidas em bases de plataformas e aplicativos. Elas são capazes de criar bancos de dados/informações para integrar a prestação de serviços de hospitais e clínicas, melhorando a experiência de atendimento ao paciente. 

Também, uma das áreas de desenvolvimento desse modelo é a de Gestão. Essas tecnologias somam na minimização do tempo de espera do processo complexo administrativo de liberação de exames, tratamentos e etc quando a clínica ou hospital trabalha com convênios de saúde.

Quer saber mais sobre empreendedorismo na área da saúde? Confira no Ciclo de Palestras de Gestão Hospitalar da Faculdade Laboro 

Conheça o nosso Curso de Gestão Hospitalar e garanta uma carreira de Sucesso!

Referências

SEBRAE, O que é uma startup?. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 24 de novembro de 2020. 

DISTRITO, Healthtechs: como elas ajudam na transformação do mercado. Disponível em:<https://distrito.me/healthtechs-o-que-sao-e-como-ajudam-na-transformacao-do-mercado/>. Acesso em: 24 de novembro de 2020. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação Elitizada ou Direito para todos

Compreendendo que dentro da educação existe o extremismo, que perambula por muitos ambientes e de vários contextos, o que torna imensamente complicado falar de acesso