A professora mestre Priscila Barbosa, doutoranda em Ciências da Educação por uma Universidade de Lisboa realiza o acompanhamento pedagógico de alunos nas escolas públicas municipais.
Durante o curso a professora explicou o que significa ter uma deficiência, pois o significado está relacionado com o fato de ela incapacitar o individuo de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A deficiência é também um conceito relativo que depende da cultura, atitudes, crenças, área de estudo e orientação.
A professora ressaltou que o objetivo da Educação Especial, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão é assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais visando a sua inclusão social e cidadania.
Hoje, segundo dados da ONU, cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. Dados do IBGE apontam que por volta de 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Ressaltou que Educação é um alicerce da vida social e que nenhuma deficiência desabilitam as pessoas para plenitude de suas realizações pessoais e sociais.
O curso é parte da Pós-graduação em Psicopedagogia: Clinica e Institucional oferecida pela Faculdade Laboro.