EBSERH lança edital de seleção com 6.000 vagas; salários de até R$ 10,3 mil

No Diário Oficial da União (DOU) a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou edital de abertura de processo seletivo super simplificado, realizado em caráter emergencial para cadastro reserva de até 6.000 profissionais, de níveis superior e técnico, para atuarem temporariamente no enfrentamento à Covid-19. O Instituto AOCP é a banca organizadora.

Foram autorizadas aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de medicina de emergência, anestesiologia, clínica médica e medicina intensiva), 1.400 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de terapia intensiva e de urgência e emergência), 3.000 técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo Covid-19.

Os salários variam de R$ 3.255,32 a R$ 10.350,45, para jornadas que vão de 24 a 40 horas de trabalho semanal. São, ao todo, 37 hospitais universitários com vagas em aberto.

De acordo com a EBSERH, o processo seletivo tem como objetivo suprir a Rede Ebserh com profissionais que atuarão na linha de frente do combate ao coronavírus e para reposição de trabalhadores que, por ventura, venham a se ausentar, por conta da doença.

Essa seleção é de caráter urgente e temporária, apenas enquanto durar o estado de calamidade decretado pelo Governo, não impactando os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, “a possibilidade de antecipar os concursos em andamento foi amplamente estudada, mas trâmites e prazos legais precisam ser cumpridos, o que impossibilitou a antecipação de etapas. Ainda que o processo esteja sendo movido pela urgência, temos tido a necessária preocupação com a transparência, de modo que a empresa tenha à sua disposição os profissionais necessários para o enfrentamento dessa grave crise”.

Etapas de seleção

A seleção será realizada por meio de análise curricular, avaliação de títulos e experiência profissional. As inscrições já estão abertas e serão bem rápidas, apenas até 6 de abril (próxima segunda-feira), pelo site. A inscrição é gratuita.

O Processo Seletivo Emergencial garante a reserva de vagas para pessoas com deficiência, em atendimento ao art. 37, VIII, da Constituição Federal, da Lei nº 7.853/89 e do Decreto nº 9.508/18 e a reserva de vagas para pessoas negras e pardas, conforme previsto na Lei nº 12.990/2014.

Os candidatos poderão escolher a unidade hospitalar universitária a qual desejam trabalhar. O resultado da seleção também sairá rapidamente, com divulgação prevista para 8 de abril.

De acordo com o edital de abertura, tendo  em  vista  que  a seleção tem como objetivo a  triagem  e  atendimento  direto  ou  indireto  aos  pacientes confirmados  ou  suspeitos  de Coronavírus, fica vedada a participação e contratação de candidatos pertencentes ao grupo de pessoas consideradas vulneráveis frente ao novo  Coronavirus  (COVID-19), conforme lista abaixo:

• Não possuir idade igual ou superior a 60 anos, e nem completar 60 anos até um ano após a data de homologação do processo seletivo emergencial, Diabetes insulino-dependente;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, asma moderada ou grave, tuberculose ativa ou sequela pulmonar decorrente de tuberculose;
  • Doenças cardíacas graves, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial sistêmica severa;
  • Imunodeprimidos, salvo aqueles acometidos com doenças autoimunes sem uso de imunossupressores, conforme regulamentação a ser expedida pela SOST/SEDE;
  • Obesidade mórbida com IMC igual ou superior a 40;
  • Cirrose ou insuficiência hepática;
  • Gestantes ou lactantesde crianças até um ano de idade;
  • Responsáveis pelo cuidado ou que coabitam com uma ou mais pessoas com confirmação de diagnóstico de infecção por Coronavírus  (COVID-19).

Por: Redação do Jornal Imparcial

4 Comments:
abril 4, 2020

abril 4, 2020

abril 9, 2020

Os critérios de avaliação na homologação não condiz com a classificação pois em ampla concorrência fiquei em 1124 e pra pardos e negros em 672 e teve pessoas que passou em minha frente.

abril 9, 2020