Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura? Descubra!

professor dando aula na universidade

A escolha de uma graduação é um passo muito importante para qualquer carreira profissional. É de fato um momento rodeado por dúvidas e incertezas sobre qual curso escolher e qual o tipo de formação ideal para cada ambiente de trabalho. Nesse âmbito é de suma relevância a interpretação e o entendimento das principais diferenças entre bacharelado e licenciatura.

Todos os cursos possuem um ou os dois graus de formação, bacharelado e/ou licenciatura. É necessário manter-se atento ao foco de atuação de cada título, a área de contratação e qual tipo melhor se encaixa no plano de carreira profissional escolhido. Para isso, seguimos atentos à diferença entre a formação em bacharel e em licenciatura.

Descubra qual a diferença entre bacharelado e licenciatura!

 Os cursos ofertados pela faculdade são divididos em bacharel e licenciatura, sendo imprescindível a escolha de um dos títulos para a conclusão do curso, algumas formações possuem somente uma modalidade e outras apresentam as duas opções. O bacharelado nada mais é do que um profissional que será capaz de atuar em amplitude no mercado de trabalho, permite a escolha das variadas áreas de acordo com cada curso e abrange de uma maneira geral todo o mercado disposto para aquela formação. O profissional com formação em licenciatura é aquele que será capaz de atuar na área do ensino, portanto, é indicada para aqueles que desejam ser educadores.

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos. Além disso, algumas diferenças estão ligadas às matérias lecionadas ao longo da faculdade, no bacharelado as matérias englobam a teoria e prática do curso, direcionam para atuação no mercado e assim suprindo as demandas de oferta e procura de profissionais.

A licenciatura atenta-se além da teoria e prática de matérias que potencializam a capacidade de lecionar, repassar o conhecimento adquirido na faculdade e instruir outros indivíduos a respeito do que se necessita. 

O que é bacharelado?

Ao vermos as diferenças entre bacharelado e licenciatura podemos distinguir que além da atuação profissional e as matérias apresentadas ao longo da formação, ainda existem os cursos que se enquadram em cada um dos tipos de formação. Em bacharel, o profissional sai habilitado com conhecimentos gerais e essenciais para os diversos ramos de atuação no mercado trabalhista, é capaz de exercer diversos cargos dentro da sua função e não se limita em um departamento exclusivo.

Os cursos como Direito, Engenharia, Administração, Letras, Medicina dentre outros são exemplos de cursos que trazem a formação de bacharel e oferecem ao estudante, ao terminar a faculdade, um leque de opções de atuação no mercado de trabalho. Portanto ao procurar um emprego, o profissional formado com habilitação bacharel está apto para ocupar diversos cargos em diferentes departamentos e em diversos cenários de acordo com sua área de formação, para exemplificar, a formação em Administração permite atuação em setores financeiros, compra e vendas, marketing e recursos humanos dentro de empresas, grandes e pequenos negócios.

Vale ressaltar que somente com o bacharelado não é possível lecionar, a carga horária, matérias e finalidade da modalidade não permite a atuação no âmbito do ensino, para isso deve-se realizar pós graduação, mestrado ou doutorado permitindo ministrar aulas em universidades.

O que é Licenciatura?

Os cursos que permitem a formação em licenciatura fornecem além dos conteúdos específicos de cada área, matérias consideradas essenciais para a função de educador, permitindo ao profissional desenvolver habilidades didáticas para a atuação em sala de aula. De maneira detalhada, a licenciatura contempla técnicas de ensino, teorias de aprendizagem, ferramentas para planejamento de aula, maneiras de lidar com estudantes e aborda maneiras psicológicas e pedagógicas para melhor aplicar o conhecimento.

É importante salientar que na licenciatura além de ensinar, o profissional deve estar preparado para lidar com as diversas situações que há dentro do período de aprendizagem, nas diversas idades que o contemplam. Ao formar-se nesse título é conferido a habilitação de lecionar em educação infantil, ensino fundamental e em matérias específicas de ensino médio, tanto na rede pública quanto privada.

Ademais, nem todos os cursos oferecidos no bacharelado existem na licenciatura. Todavia, a maioria dos cursos de licenciatura possuem a opção em bacharel, conferindo assim mais uma diferença entre bacharelado e licenciatura.

Como escolher a melhor opção?

Visto que entre bacharelado e licenciatura a diferença principal é o foco de atuação, deve ser avaliado criteriosamente os pontos que conferem cada uma das modalidades na hora de escolher uma delas. A grade curricular e o perfil do acadêmico devem ser quesitos cruciais para a decisão final, principalmente em cursos que oferecem ambos os graus.

É provável que ao escolher o curso o aluno já esteja visualizando quais características profissionalmente falando se enquadram no seu perfil, portanto para uma análise mais aprofundada dentre os títulos de formação deve-se observar: as expectativas para o futuro, planejamento de carreira, reconhecimento pessoal e profissional e até mesmo afinidade pelas matérias lecionadas.

As características exigidas para a atuação profissional em cada carreira são de extrema importância, o desempenho de um bacharel baseia-se na liderança, trabalho em equipe, proatividade, comunicação, persuasão, conhecimentos técnicos sobre os assuntos do dia a dia e até mesmo sobre o mercado de trabalho. Já as habilidades de um licenciado estão em torno das competências de transmitir um conteúdo eficazmente, criatividade, facilidade de oratória, boa dicção, didática, como também equilíbrio de emoções com firmeza e confiança.

É evidente que muitos dos atributos requeridos podem ser desenvolvidos ou aprimorados durante o curso, para isso existem matérias e meios específicos que auxiliam na formação dos mesmos à medida que o conhecimento é adquirido. Certamente mesmo que suas características não encaixam perfeitamente nas habilidades requeridas, há tópicos abordados durante a faculdade com o objetivo principal refinar o estudante e prepará-lo para executar de forma eficaz seu papel dentro das expectativas de cada modalidade. 

Se você tem mais dúvidas sobre as modalidades de formação, confira, também, o nosso post sobre a diferença de pós-graduação e MBA!