Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), já que a violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial.

Muitas vezes maltratados e agredidos por quem deveria cuidá-los, as agressões acontecem geralmente com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam as forças para se defender. O dia 15 de Junho foi criado então com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Atualmente existem 810 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), do Censo 2010. E esse número deve triplicar pelos próximos 40 anos, chegando a ter duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Para garantir o envelhecimento dessa população de forma saudável e tranquila, com dignidade e sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência. E para aqueles que tem interesse profissional pela área, a Faculdade Laboro oferece a Pós- Graduação em Saúde do Idoso: Gestão e Assistência em Gerontologia, onde o profissional sairá apto para atuar na área de gerontologia, com ênfase no planejamento e gerenciamento de serviços, na prevenção de doenças, na promoção à saúde e bem estar do idoso.

Para saber mais sobre o Curso acesse aqui