Dia integrativo discute mercado de trabalho: desafios da empregabilidade

As palestras do dia integrativo da Faculdade Laboro foram ministradas pelos professores Dagoberto da Silva e Aline Sousa. O objetivo deste dia é aproximar os alunos dos temas mais recorrentes atualmente na sociedade.

É notório que as demandas do mercado de trabalho estão em constante transformação e a faculdade é a instituição que exerce o papel de capacitar seus alunos às novas demandas.

Os palestrantes falaram de alto conhecimento, equilíbrio para melhor gerir comportamentos dentro da empresa, empatia além dos novos nichos de mercado.

O professor Dagoberto Silva falou da importância da atitude. Segundo ele “o mercado aceita pessoas com atitude proativa ainda que essas pessoas não tenham experiência” porque o que as pessoas são em suas relações diz muito mais para as necessidades do mercado. As competências são pré-requisitos  desenvolvidos e aprendidos.

Já professora Aline Sousa falou sobre o comportamento do mercado com ênfase ao que podemos fazer para se destacar como candidato a uma vaga de trabalho. Apontou novos nichos de mercado tal como o coworking que é uma modalidade de trabalho em que a pessoa divide o mesmo ambiente de trabalho com outras pessoas. Segundo ela “devemos está aberto a todas as possibilidades, inclusive empreender individualmente”.

Os alunos ficaram entusiasmados. Fizeram perguntas entendendo que os desafios da empregabilidade é uma relação de corresponsabilidade: Pois de um lado a sociedade  atua revelando as demandas e de outro o cidadão/profissional é o sujeito das transformações. Portanto, o perfil que as empresas apostam é no indivíduo que for capaz de equilibrar estas duas dimensões.