Dia do Bibliotecário: saiba mais sobre esse profissional em nossa instituição

Dia 12 de março foi escolhido como data para comemorar o Dia do Bibliotecário em homenagem a Manuel Bastos Tigre, o primeiro bibliotecário concursado do país, esta é a data de aniversário dele. E neste dia especial parabenizamos a todos que se dedicam a preservar a memória, a ciência e o conhecimento a fim de promover o desenvolvimento humanitário.

As atividades desenvolvidas por um bibliotecário vão desde o tratamento da informação em seus diversos suportes, seja físico, como é o caso dos livros e revistas impressas, quanto virtual como acesso aos mais variados sites acadêmicos em busca dos títulos que atendem os usuários.  Segundo a bibliotecária, Daniele Delmondes, a informação para chegar até os usuários precisa de todo um processo de catalogação: primeiro identificá-lo por assunto, utilizando um código que nas bibliotecas universitárias é a CDU; segundo tombando todos os livros e bens pertencentes ao patrimônio da instituição; e depois organizá-los harmonicamente nas estantes.

Além disso, são elaboradas fichas catalográficas para todos os trabalhos de conclusão de curso que após aprovação também são relacionados e colocados no drive. Esse trabalho específico é para uma possível recuperação, inventário anual dos livros, e rotineiramente atendimento ao público. A Faculdade Laboro atende não só os alunos, mas os professores, funcionários e comunidade vizinha, fazendo empréstimo, renovação e devolução dos livros. Atualmente contamos com mais de seis mil exemplares em nossa unidade física em São Luis e mais de 90 mil exemplares na biblioteca virtual. O acervo atende demandas dos cursos de Direito, Gestão Hospitalar, Pedagogia, Recursos Humanos e Redes de Computadores.

Para ter acesso a biblioteca virtual clique aqui

abril 11, 2019

Super biblioteca!