Desenvolvimento de carreira: dicas incríveis para alavancar o seu crescimento profissional

desenvolvimento de carreira
Promoção foto criado por pressfoto – br.freepik.com

O desenvolvimento de carreira é essencial para todos que desejam ter a autonomia necessária para ir atrás e aproveitar todas as oportunidades profissionais sem depender de ninguém.

Por isso, se você considera este aspecto importante quando se trata da construção de uma carreira promissora, vem com a gente!

Até o final deste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento de carreira e sua importância a longo prazo. Vamos lá?

O que é o desenvolvimento da carreira?

Antes de começarmos, é importante frisar que o plano de carreira e o desenvolvimento de carreira não são a mesma coisa. Caso queira saber mais sobre o plano de carreira, clique aqui!

Dito isso, vamos começar: desenvolvimento de carreira se baseia em planejamento e estratégia, que devem englobar os seus objetivos e metas.

Este planejamento inclui traçar os próximos passos até alcançar cada uma das suas metas ou objetivos e, por isso, deve ser feito com calma.

Algo que pode ser uma ótima ajuda neste momento é poder contar com a orientação profissional, dependendo do seu caso.

O plano de desenvolvimento de carreira é um projeto que funciona a longo prazo, visando o seu crescimento profissional e as suas conquistas no mercado de trabalho!

Vantagens de começar o seu desenvolvimento de carreira

Mas, se isso tudo ainda não te convenceu, listamos algumas das vantagens de investir tempo montando o seu planejamento de desenvolvimento de carreira! Veja:

Mais oportunidades profissionais

Quanto mais cedo o seu planejamento começar, mais cedo os resultados virão.

Afinal, focar em desenvolver suas habilidades faz com que você possa ter – e aceitar – oportunidades profissionais de forma mais rápida.

Trajetória de estudos mais centrada

A partir do seu planejamento estratégico, é possível projetar tudo o que você precisa – ou deseja – estudar para atingir suas metas.

Assim, fica mais fácil seguir os planos sabendo quais os cursos que te esperam. E, dessa forma, o desperdício de tempo é muito menor!

Bom início na vida profissional

Aprender com os próprios erros é uma ideia ultrapassada, não é? E desperdiçar os seus primeiros anos no mercado não deve ser uma das suas metas profissionais.

Saiba que, com um bom planejamento, disciplina e foco em realizar os seus sonhos, é possível começar a sua vida profissional com o pé direito: da maneira certa e sem arrependimentos!

Transição de carreira facilitada

Por último – mas não menos importante -, embora o desenvolvimento de carreira seja uma ótima opção para quem ainda não se inseriu no mercado, também é incrível para te ajudar durante uma transição de carreira.

Desenvolvimento de carreira nas organizações: como funciona?

É importante ter em mente que este planejamento não funciona como o plano de carreira, onde a sua empresa te ajuda a trilhar seu caminho e a desenvolver suas habilidades.

Por ser uma estratégia profissional que, muitas das vezes, é formulada por conta própria, a sua organização ou empresa não tem responsabilidade sobre isso.

Nesse caso, cabe somente a você decidir quais serão as suas próximas escolhas. Por isso, pense muito bem a partir do momento em que estiver montando o seu plano de desenvolvimento de carreira!

Agora que você já sabe as vantagens de ter um plano de desenvolvimento de carreira, corra para iniciar o seu!

Lembre-se de que cada planejamento é individual. Esqueça os outros e foque em cada objetivo e meta que deseja cumprir em um prazo de alguns anos.

Assim, com tudo acontecendo sob controle, você terá mais tempo para se programar e encontrar instituições de qualidade para te ajudar a colocar essa estratégia em prática – como a Laboro, que é nota máxima no MEC!