20 cursos online gratuitos com certificado

O mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas que concorrem por suas vagas e fazer cursos online voltados para sua área de interesse é uma das melhores formas de tornar seu currículo mais atrativo para recrutadores. Além disso, eles podem ser úteis para que você mantenha seu aprendizado na área em que atua sempre atualizado.

Graças à internet, os profissionais de hoje tem a possibilidade de adquirir conhecimento sem sair de casa, montando seus horários de acordo com a própria disponibilidade. Muitos cursos são oferecidos por instituições renomadas, como as universidades Harvard e Stanford, outros estão disponíveis em plataformas especializadas. 

Quer saber quais são suas opções? Então confira essa lista com 20 cursos online gratuitos com certificado:

A plataforma conta com “Do Bar ao Mercado”, um curso gratuito online com certificado que ensina sobre empreendedorismo e ferramentas de execução de forma lúdica, mostrando a prática e a experiência de três empreendedores. Com 45 minutos de aulas gravadas e mais de uma hora de material de leitura, esse curso é o pontapé inicial para quem quer entender melhor o mundo dos empreendedores brasileiros. 

Quem tem interesse em produção de conteúdo precisa conhecer os cursos gratuitos online com certificado da Rock University, a plataforma mais reconhecida por clientes e empresas na área de Marketing. Os cursos disponibilizados tratam de diversos assuntos, como Marketing de Conteúdo,

Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing, Outbound Marketing e sobre a plataforma WordPress.

A plataforma pertence ao Ministério da Educação e trabalha com diversos níveis de aprendizado, como capacitação, formação continuada, especialização e aperfeiçoamento, além de oferecer cursos de extensão online gratuitos com certificado, principalmente na área da educação.

E por falar em cursos online gratuitos com certificado grátis na área da educação, a plataforma Eskada conta com diversos opções para educadores, que variam desde Psicologia da Educação até Neuropedagogia, passando por Libras e outras áreas de interesse. Todo o conteúdo é oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão e o sistema funciona como uma escada: cada curso representa um degrau. Quantos mais degraus você “sobe”, mais pontos acumula! 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também possui uma plataforma de cursos online gratuitos com certificado, o SENAI EAD. Ao todo são ofertados 12 cursos que tratam de assuntos variados, como Finanças Pessoais, Segurança do Trabalho, Consumo Eficiente de Energia, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo, Educação Ambiental, Metrologia, etc.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas é uma das mais famosas instituições de ensino do país e oferece cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC grátis. Os conteúdos disponíveis abrangem diversas áreas do conhecimento e são voltados para profissionais com diferentes níveis de instrução. Para conseguir seu certificado, você precisará fazer uma avaliação e tirar nota 7. 

A Escola Virtual é uma plataforma online criada pela Fundação Bradesco, com objetivo de oferecer mini cursos online gratuitos com certificado. Os cursos abrangem as áreas da Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação, Tecnologia, etc.  

Os cursos online gratuitos da Digital Innovation One são voltados para desenvolvimento de softwares e ministrados por profissionais da área. O aluno pode aprender HTML, CSS, Javascrip, Java, Python, PHP, entre outras. Além de receber certificado, a plataforma possui uma área voltada para a prática gratuita das ferramentas. 

A faculdade americana é uma das mais conhecidas do mundo, e quem não gostaria desse nome no currículo? Voltado para alunos que falam inglês, os cursos online gratuitos com certificado da instituição abrangem áreas como Literatura, Finanças, Tecnologia e Biológicas. 

Os 11 cursos online gratuitos com certificado do Centro Paula Souza são voltados para as ferramentas de trabalho, como Venda, Canvas, Gestão de Tempo, Design Thinking, etc. 

O Hospital Albert Einstein é referência na medicina brasileira e também oferece cursos gratuitos com certificado para todos os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, biomédicos e estudantes de medicina, mas áreas de Medicina Física e Reabilitação, Cardiologia, Neurologia, Enfermagem e Nutrologia. 

Outra plataforma de cursos online gratuitos com certificação voltada para a medicina, o Sistema Universidade Aberta (UNA-SUS). Resultado de uma ação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece 78 cursos de curta duração. 

A plataforma de cursos online conta com mais de 2 mil opções grátis em diferentes áreas. Cada curso é desenvolvido pelo próprio professor, que também fica encarregado pelo material didático. O único custo da plataforma é o de emissão do certificado de conclusão.  

A plataforma de treinamentos da Intelbras oferece mais de 150 cursos gratuitos de curta duração com certificado. Os conteúdos contemplam diversas áreas, como Gestão de Negócios, Marketing, Atendimento ao Cliente, Vendas, Segurança, Comunicação, entre outras.

O Google é uma das maiores empresas do mundo e está presente nas vidas de quase todas as pessoas ao redor do globo. Entre os diversos serviços oferecidos pela multinacional, a plataforma de ensino online Ateliê Digital conta com diversos cursos para ajudar no aprimoramento de profissionais. O único disponível atualmente com certificado gratuito é o curso de Fundamentos do Marketing Digital, que conta com 26 módulos e tem duração de 40 horas, mas nada impede que futuramente outros sejam disponibilizados da mesma forma.

Eleve é o nome do ambiente de aprendizagem dos cursos online com certificado grátis da Câmara dos Deputados. Através dessa plataforma, é possível acessar três diferentes tipos de conteúdo: para servidores da Câmara, para servidores públicos e para cidadãos. Os cursos são voltados principalmente para atuação na área legislativa. 

A plataforma de cursos gratuitos online GGTE pertence à Unicamp e é fruto da parceria entre a universidade e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais. Os conteúdos disponibilizam informações sobre diversas áreas, como Formação para a Cidadania, 7 Lições para Produção de Textos, Biologia Investigativa, etc. 

Assim como a plataforma citada acima, o Instituto Federal de Rondônia oferece cursos online na área da programação. Cursos como Introdução à Programação em Linguagem Java, UX Design, Empreendedorismo e Programação de Games são os mais procurados. Os certificados são obtidos mediante testes e cumprimento da grade. 

A plataforma Udacity oferece cursos gratuitos com certificados na área de tecnologia e web. Parceira de grandes empresas, como Facebook e Google, os aprendizados são oferecidos tanto em inglês quanto em português. Os conteúdos contemplam as áreas de programação, ciência de dados, negócios, inteligência artificial, sistemas autônomos, entre outras. 

Assim como Harvard, a famosa faculdade americana Stanford também oferece cursos online gratuitos para quem sabe inglês. Os alunos podem acessar as cinco categorias de ensino: Educação, Engenharia e Tecnologia, Artes e Humanidades e Saúde e Medicina. 

Esta fazendo cursos para acabar com as horas complementares? Então, confira nosso post exclusivo com 5 dicas para conseguir o seu certificado de horas complementares!