Cursos na área da saúde: conheça 8 das possíveis áreas de atuação

consulta médica
Computador foto criado por DCStudio – br.freepik.com

Se você está passando pelo processo de escolher a melhor graduação e se interessa pela área da saúde, decidir pode ser uma tarefa difícil. Afinal, existem muitos cursos interessantes na área.

Por isso, trouxemos este artigo para te ajudar a conhecer melhor a área e filtrar quais são os melhores cursos na área da saúde para você. Acompanhe e descubra!

Cursos da área da saúde pelos quais você pode se interessar

Medicina

Clássico, o curso de Medicina oferece uma grande variedade de especializações e é o sonho de carreira de muitas pessoas.

Este é um curso de 6 anos de duração e que exige muito esforço e dedicação por parte do aluno. Entretanto, as recompensas são ótimas. Afinal, um médico pode atuar em diferentes áreas e, geralmente, sendo bem remunerado.

Essa é uma profissão ideal para quem deseja estar em contato direto com pacientes em cada parte do processo; desde os atendimentos até as cirurgias, por exemplo.

Enfermagem

Outra “queridinha” entre os interessados pelos cursos na área da saúde, a enfermagem é um pouco mais específica do que a medicina.

Um técnico de enfermagem trabalha com o atendimento e tratamento dos pacientes, fazendo tarefas como curativos, suturas e administração dos medicamentos.

Apesar disso, um enfermeiro(a) também pode se aventurar ajudando em uma cirurgia, por exemplo. Afinal, este profissional pode trabalhar no setor de emergência, onde muitas coisas acontecem a todo momento.

O curso de enfermagem tem duração de 5 anos e demanda muito esforço, porém, os profissionais da área têm sido cada vez mais procurados, o que garante mais segurança em relação à facilidade de trabalhar após terminar a graduação.

Odontologia

Também muito procurada, a Odontologia é uma graduação na área da saúde que prepara os alunos para trabalharem atendendo pacientes na área da saúde bucal.

Um dentista pode atuar na rede pública ou privada, além da possibilidade de abrir sua própria clínica. Esta é uma área com grande demanda de profissionais e a graduação dura 5 anos.

Nutrição

Com graduação de 4 anos, a nutrição é uma profissão extremamente importante e necessária na área da saúde.

A demanda por nutricionistas vem aumentando à medida que a conscientização sobre boa alimentação e mudança de hábitos alimentares se espalha, o que faz com que a nutrição seja uma área com potencial segurança.

Farmácia

Uma área diferenciada da saúde, a Farmácia estuda a composição de medicamentos e cosméticos. Uma boa pedida para quem se interessa por processos bioquímicos e trabalhos científicos.

O curso dura 5 anos e um profissional formado nessa área pode atuar, por exemplo, em hospitais ou laboratórios, caso não se interesse pelo trabalho em farmácias.

Fisioterapia

Um setor muito amplo da área da saúde, a graduação de fisioterapia tem duração de 4 anos e oferece aos formados múltiplas opções de atuação.

Um fisioterapeuta pode identificar, tratar e/ou prevenir diversos tipos de doenças, além de acompanhar seus pacientes no processo de reabilitação após a alta médica.

Entretanto, é preciso ser forte para encarar o trabalho de um profissional na área da fisioterapia. O processo é árduo, mas os resultados são, na maioria das vezes, muito gratificantes.

Psicologia

A faculdade de psicologia dura 5 anos e encaminha o profissional a uma área da saúde cada vez mais procurada.

À medida que a população se conscientiza sobre a necessidade de cuidar melhor da saúde psicológica e emocional, o trabalho dos psicólogos vem sendo mais valorizado e buscado.

Este é um curso complexo, mas que pode ser muito interessante – em especial para os que se interessam pelos estudos relacionados ao comportamento humano e à neurologia. Afinal, a psicologia engloba tudo isso.

Gestão Hospitalar

Além dos cursos citados acima, existe também uma graduação na área da saúde muito interessante, que se destaca por não exigir que o profissional lide com pacientes: a Gestão Hospitalar.

Os alunos que se formam em Gestão Hospitalar continuam sendo profissionais da área da saúde, porém, aplicam conhecimentos administrativos e outros para realizar a gestão de hospitais e clínicas.

Este profissional precisa ter habilidade em montar estratégias e também deve ter uma visão capaz de levar em consideração muitos fatores importantes para este trabalho – como, por exemplo, compras e estoque ou humanização e segurança dos pacientes.

Qual área da saúde ganha mais?

É inegável que, quando se fala de cursos na área da saúde, um dos primeiros fatores a serem considerados por alguém que se interessa em uma graduação na área é a remuneração.

Apesar disso depender de vários fatores – como qual a instituição na qual o profissional trabalha e outros -, é possível afirmar que, atualmente, a Medicina proporciona os melhores salários.

Além disso, a medicina também é a área da saúde com mais empregabilidade, visto que são oferecidas muitas possibilidades diferentes de atuação.