Cont.Fácil: Análise Gerencial na Palma da Mão

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autores: Pettersson Gabriel Silva Campos; Veruska Costa de Jesus; Rodrigo Netto Cruz Abreu- Alunos do Curso

Orientadora: Profa. Me. Walline Alves

No universo empresarial existem momentos que o empreendedor precisa de uma das ramificações dos serviços contábeis, que é a análise do estado em que sua empresa se encontra. Entretanto muitas vezes este é um serviço que gera um dispêndio elevado para o empresário e muitas vezes não é explicado as naturezas que envolveram esse resultado. Como a análise gerencial se utiliza de conhecimento financeiro e econômico para obter seu resultado ocorre muitas vezes uma falta de afinidade do empresário com os conceitos utilizados.

Os elementos que envolvem a contabilidade gerencial possuem natureza complexa e necessitam de um esmero no mínimo adequado para as análises, pois as informações contidas em cada análise abrangem muito mais do que simplesmente o financeiro. Elas buscam os fatores econômicos e ramificações de elementos que dão um parecer da situação da empresa, utilizando de informações tempestivas sobre a forma de como se encontra a empresa, como debatido por Padoveze.

Toda informação contábil é útil desde que seja necessária e utilizada para o gerenciamento da empresa. Se informações com dados do passado são necessárias para o futuro, então elas devem fazer parte do sistema contábil gerencial. As informações sobre eventos são bastantes uteis na comparação com padrões ou dados orçados. (PADOVEZE, 2010, pag.4)

Visando sanar os problemas que envolvem a solicitação de um serviço complexo para uma visão mais simplificada dos elementos sugere-se a criação de um aplicativo, Cont.Fácil, para o fornecimento aos empresários e profissionais da área da contabilidade uma saída rápida e eficaz para cálculos e conceitos complexos. Sem ter a necessidade de softwares que exigem grandes proporções de capitais, além das vantagens obtidas pelo ensino em mecanismos móveis, sua portabilidade, economia financeira e acessibilidade como defendido por Woodil (2010, pag 62) “Ter acesso rápido a outras pessoas a qualquer momento e qualquer lugar facilita o aprendizado individual e em grupo.” Dessa forma alcançando vários públicos de forma simultânea e eficaz.

O aplicativo Cont.Fácil terá a capacidade de fornecer os resultados das contas gerenciais de forma rápida, simples, com segurança e gratuita, para maximizar a compreensão das informações que normalmente são explicadas de forma complexa. Será utilizado uma linguagem que permita o empresário e o contador entenderem a possível causa do problema e uma solução para as problemáticas apontadas, através de itens principais do app;

• Informar quais e como são as fórmulas gerenciais;
  • Demonstrar as consequências positivas ou negativas dos resultados;
  • Apontar soluções para as problemáticas encontradas nas contas;
  • Possibilitar um acesso offline para os clientes;
  • Utilizar de linguagem simples para favorecer as tomadas de decisões

Desta forma, o aplicativo vem a se tornar um norte adequado para um campo fértil pouco explorado pela gama de elementos que abrangem os mais variados conhecimentos, permitindo um acesso rápido e gratuito a explicações que normalmente possuem um grande dispêndio financeiro e demasiado tempo. O Cont.Fácil vem a se tornar uma ferramenta com grande potencial de utilização pelos mais diversos públicos.

REFERÊNCIAS

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. 641 p.

SILVA, Marcelo Moro, SANTOS, Marilde Terezinha Prado. Os Paradigmas de Desenvolvimento de Aplicativos para Aparelhos Celulares T.I.S. São Carlos, v. 3, n. 2, p. 1 62-1 70, 2014.

Woodill, G. The Mobile Learning Edge: Tools and Technologies for Developing Your Teams, 1st ed., McGraw-Hill, Ed., 2010.