Conheça dicas importantes para produção do trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão de curso é quase sempre uma tarefa difícil para os alunos da pós-graduação. As exigências próprias de um trabalho científico são as principais razões que assustam os alunos. Pensando nisso a faculdade Laboro apresenta importantes dicas para passar por esse momento com tranquilidade.

O trabalho de conclusão de curso solicitado aos alunos da Pós-graduação na Faculdade Laboro é geralmente um artigo científico. O artigo científico é um texto científico que instiga o aluno a leituras contextualizadas seguindo uma metodologia sobre determinado assunto. Fazer um artigo científico dá uma grande oportunidade ao aluno de criar familiaridades com produções científicas, já que esses artigos podem ser publicados em revistas, apresentados em congresso ou outros meios de divulgação sejam digitais ou não.

No entanto, fazer um trabalho científico requer seguir algumas orientações de normalização obrigatórias pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). É ela que regula a produção científica brasileira. É importante saber que em outros países existem outras agências reguladoras.

Abaixo apresentamos algumas orientações recomendadas pelos professores da faculdade Laboro para que o TCC não se torne um peso nesta reta final do curso.

A primeira atenção que se deve ter é quanto à escolha de um tema. Pois ele tem que ser do seu interesse. Depois delimite este tema de forma que seu campo de atuação seja realizável. Dessa forma, na reta final da pesquisa, os resultados estão melhor definidos.

Outra coisa importante é saber que sua investigação científica  tem um objetivo e deve seguir uma metodologia. A medida que o artigo vai criando consistência o texto vai conduzindo às considerações finais que estão diretamente relacionados ao problema investigado.

Muito cuidado com Plágio. O plágio é tomar como escrita sua  algo que não é de sua autoria. Em um trabalho científico toda e qualquer informação precisa ser citado o autor que a escreveu de forma correta. É muito comum alunos cometerem plágio por não conhecerem regras de citação. E plágio é crime.

É muito importante escolher um bom livro de metodologia científica e ficar atento às novidades tecnológicas de pesquisa na Web que ajudam muito na hora de elaborar a fundamentação teórica do artigo.

Conheça os cursos de Pós-graduação da Faculdade Laboro clicando em cada uma das unidades: Brasília, Palmas e São Luís.