Conheça a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA

O mercado de trabalho se mostra bastante acirrado e, por este motivo, as pessoas buscam adicionar diferenciais ao currículo, em busca de uma colocação segura ou de crescimento na carreira.

E você, sabe qual caminho seguir depois de se formar no Ensino Superior? E se já se formou, conhece a diferença entre Pós-Graduação, MBA e Especialização?

Relacionamos abaixo alguns conceitos básicos que ajudarão você a compreender essas diferenças e a fazer uma escolha consciente.

Pós-Graduação

O termo pós-graduação já engloba todos os cursos que podem ser feitos após a conclusão do curso superior – seja de bacharelado, licenciatura ou tecnológico.

Existem duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

lato sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica, direcionado para o mercado de trabalho. Já o stricto sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados.

Especialização

São os cursos destinados a quem deseja se especializar em determinada área, bem específica, que pode estar ou não relacionada à primeira graduação. Por exemplo, quem se forma em Enfermagem pode fazer especialização em Enfermagem do Trabalho, Cuidados Intensivos em Enfermagem ou Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

Em geral, esse tipo de curso é procurado por profissionais que entram em uma nova área e querem focar seus conhecimentos ou por aqueles que gostam muito de uma área e se especializam para conseguir entrar no mercado de trabalho.

MBA

Master in Business Administration – em português significa Mestre em Administração de Empresas. Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. No Brasil é considerado um curso de especialização, latu sensu, porque é voltado para a prática profissional.

Esse curso geralmente é procurado  por profissionais que já estão no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de Gestão e Negócios, para se formarem executivos. Por exemplo: MBA em Administração Estratégica, MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Marketing.

Conheça os cursos de Pós-Graduação e MBA da Laboro

Conheça os cursos de Mestrado em parceria com a Universidade Católica Portuguesa