Como se comportar na entrevista de emprego: 10 dicas imperdíveis

Seu currículo foi selecionado para a próxima etapa de um processo seletivo e você ainda não sente que está pronto para lidar com o recrutador? 

Esse é um problema comum, mas muito importante. Já é de amplo conhecimento que a forma como você lida com a entrevista pode determinar sua exclusão de processos, por melhor que seja o seu currículo!

Mas a incerteza não será mais um problema para você, porque nós vamos te ensinar como se comportar na entrevista de emprego! Conheça as dicas mais importantes:

Seja pontual

Pontualidade e responsabilidade estão intimamente ligados. Quando tiver uma entrevista de emprego marcada tente chegar com antecedência ao local e se não for possível, avise ao entrevistador sobre o atraso com a maior rapidez que puder. 

Cuidado com a aparência

Os entrevistadores não estão ali apenas para fazer perguntas: seu comportamento e sua aparência também serão julgados. 

A regra de ouro da moda também aplica-se aqui: vista-se de acordo com a ocasião! 

Cada área exige um código diferente de vestimenta. Uma pessoa que vai para uma entrevista em um banco não vestirá as mesmas roupas que uma pessoa que almeja um cargo em marketing.

E lembre-se de manter a boa higiene em qualquer ambiente: tome banho, escove os dentes e vista roupas limpas! Evite perfumes fortes, porque eles podem causar náuseas ou provocar alergias nos entrevistadores. 

Demonstre confiança

Demonstrar confiança deixa claro para o entrevistador de que você está certo sobre as habilidades que tem e transparece mais sinceridade. Além disso, naturalmente as pessoas tendem a gostar mais daquelas que são confiantes.

Mas tenha cuidado para não confundir confiança e arrogância! O efeito da segunda é completamente negativo e pode te levar a uma negação! Sempre seja claro e conciso ao falar. 

Leve seu currículo

Leve seu currículo para a entrevista de emprego, assim o recrutador poderá ler e vocês conversarão sobre os pontos específicos que despertarem interesse! 

Valorize suas experiências

Quando o entrevistador permitir que você fale sobre as suas experiências, sempre deixe claros os impactos positivos que elas tiveram para o seu lado profissional. 

Não minta

Entrevistadores sabem quando você está mentindo, por isso evite! Assim como em qualquer relação social, mentir pode acabar com a sua reputação e garantir sua negação para uma vaga! Além disso, uma mentira pode pôr em dúvida todas as verdades ditas antes. 

Por isso, evite o desconforto desnecessário de se enrolar nas próprias mentiras e foque nas informações boas que pode falar. 

Reconheça suas dificuldades

Algumas pessoas ficam inseguras, principalmente quando o entrevistador pergunta sobre seus defeitos. Os recrutadores são seres humanos também e por isso sabem: todos nós temos defeitos!

O que eles estão buscando não é uma resposta perfeita, que o faça parecer bom de forma integral, mas sim descobrir quais pontos precisam de melhoria e o que você está buscando fazer para evoluir nesse aspecto.

Fale apenas o necessário

Se você está passando pelo processo pela primeira vez e está aqui para aprender como se comportar na entrevista de emprego para jovem aprendiz, esse pode ser o ponto mais desafiador! 

O nervosismo é o maior inimigo de qualquer pessoa quando o assunto é entrevista de emprego, por isso é natural que o candidato acabe falando mais do que o necessário. Além de ocupar o tempo do recrutador com informações inúteis, isso pode demonstrar sua falta de controle emocional.

Preste atenção na comunicação não verbal

Nosso corpo também se comunica, mesmo quando estamos calados, e acaba transmitindo impressões que às vezes não desejamos passar! 

Ao participar de uma entrevista de emprego leve em consideração os sinais que seu corpo envia: olhe nos olhos do entrevistador ao falar, mantenha sua coluna e seus ombros eretos, sorria com naturalidade. 

Evite piadas fora de contexto, gesticular de forma brusca e encarar o relógio com frequência. 

Não esqueça das suas perguntas!

Fazer perguntas no final da entrevista pode deixar claro para o entrevistador que você tem um interesse adicional naquela vaga! Pesquise a empresa, o cargo, e faça perguntas sobre os desafios da oportunidade, se é uma posição nova ou uma reposição de alguém que saiu ou quais os próximos passos. 

Mas tenha cuidado! Perguntas como “o que a empresa faz?” ou sobre o salário e benefícios podem ser ruins e demonstram que você sequer pesquisou sobre a empresa ou leu o texto de anúncio da vaga! 

Dica Extra: como se comportar na 1º entrevista de emprego

Se você é novo nisso, seja como jovem aprendiz ou não, e quer aprender como se comportar na 1º entrevista de emprego, essa dica extra é para você: evite mascar chicletes e desligue seu celular na hora da entrevista! As pequenas distrações podem demonstrar nervosismo ou desleixo da parte do candidato! 

Agora que sabe como se comportar na entrevista de emprego, você pode ler outras dicas valiosas para participar de processos seletivos aqui no site, como Carta de Apresentação: Aprenda a Fazer a sua em 5 Passos!