Como montar um portfólio: dicas incríveis para se destacar

pessoa mexendo no computador
Negócio foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

Atualmente, montar um portfólio é algo essencial para destacar o seu trabalho e deixar suas qualidades serem vistas. Mas, para algumas pessoas, essa tarefa pode não ser tão fácil quanto parece.

Portanto, se você precisa fazer um portfólio mas não sabe por onde começar, não se preocupe: até o final deste post, te ensinaremos como montar um portfólio de várias maneiras diferentes. Vamos lá?

Como fazer um portfólio: passo a passo

Antes de colocar a mão na massa e começar a montar o seu portfólio, é preciso organizar as ideias sobre como fazer isso. Então, confira agora quais são os primeiros fatores a serem levados em consideração!

Escolha seu modelo de portfólio

Algumas empresas ou projetos podem escolher entre pedir o seu portfólio digital ou físico. Porém, se não especificarem o formato em que o portfólio deve ser apresentado, você escolhe!

Tanto nos portfólios digitais quanto nos físicos, é preciso prestar bastante atenção em alguns detalhes, para que sejam de fácil leitura e compreensão – um portfólio físico, por exemplo, precisa ser encadernado e bem organizado.

Selecione projetos que valorizem o seu trabalho 

É importante que o conteúdo do seu portfólio seja escolhido com base em qualidade, e não necessariamente em quantidade.

Encher o portfólio com muitos projetos para mostrar quantas coisas você – ou a sua empresa – já fez parece uma ideia atrativa, mas tente focar em adicionar os seus favoritos.

Dessa forma, o seu portfólio não fica cansativo e os pontos positivos dos seus projetos são mais realçados, chamando mais a atenção de quem vê.

E o mais importante: jamais adicione projetos que não foram realizados por você!

Mantenha a organização

Uma das etapas mais importantes para montar um portfólio é organizar os projetos de uma forma simples.

Adicione índice, número das páginas e, se possível, categorias. Além disso, não apresente os projetos aleatoriamente: encontre uma forma de organizá-los, por exemplo, em ordem cronológica ou entre projetos realizados individualmente e os que foram feitos em conjunto.

Um ótimo método para manter seu portfólio objetivo é indicar qual a especialidade ou área de atuação de cada projeto!

Inclua seus erros também

Algo que agrega muito valor a um candidato é a capacidade de aprender e melhorar com os próprios erros. Por isso, não tente mostrar todos os projetos no seu portfólio da maneira mais perfeita possível.

É interessante apontar os erros que cometeu em um projeto e comentar sobre como fez para superá-lo e o que aprendeu com ele. Afinal, falhas acontecem. Mostrar um trabalho 100% sem falhas seria irreal.

Coloque a mão na massa

Com tudo isso em mente e o planejamento feito, é chegado o momento de colocá-lo em ação. Para te ajudar com isso, listamos abaixo algumas dicas sobre como montar um portfólio de várias maneiras diferentes!

Como fazer um portfólio online

Uma das primeiras coisas a ter em mente para entender melhor como fazer um portfólio digital é o site que será utilizado.

Existem muitas opções de sites que disponibilizam designs diferentes e que podem ser úteis para várias propostas. Veja só:

  • Pictorico

O Pictorico é um ótimo programa para a elaboração de portfólios. Apesar de ser mais voltado para a fotografia, ele oferece layouts muito interessantes e criativos, que possibilitam ao usuário uma chance de valorizar bastante os detalhes de um projeto.

  • Portfolio Lite

Com grande potencial, o Portfolio Lite é o programa ideal para os que preferem um design minimalista e moderno. Ele possibilita apresentações em slide – ótimas para projetos de fotografia, por exemplo.

  • Vantage

O Vantage oferece opções de portfólio para todos os gostos: criativo, intuitivo e de design descomplicado, ele possibilita a criação de um portfólio simples, bonito e bastante profissional.

Utilize essas formatações a seu favor, para que o seu portfólio tenha a identidade que você deseja!

Além disso, saiba sempre qual o formato correto. Existem algumas plataformas digitais que possibilitam a apresentação do mesmo em projetores, por exemplo.

Fora isso, caso a empresa ou faculdade não solicite a entrega em um formato específico – como .docx, por exemplo -, é recomendável fazer o download do seu portfólio sempre em PDF, assim como currículos.

Como fazer um portfólio profissional

Um portfólio profissional deve ter um design que valorize todos os projetos apresentados. É importante levar em consideração fatores como a capa, paleta de cores, fonte e muitos outros.

Por exemplo: se você é cabeleireiro e foca o seu trabalho em projetos femininos e delicados, não faria sentido apresentá-los em um design pensado para projetos de barbearia, não é?

Sendo assim, procure manter as cores e elementos sempre em harmonia e transmitindo a mensagem que você deseja que seja transmitida. Dê a cara dos seus projetos ao portfólio!

Além disso, como citamos em um dos tópicos acima, escolha o layout de acordo com o segmento dos seus projetos. Saiba escolher cores e elementos harmoniosos e que passem a impressão que seu trabalho deve passar.

Como fazer um portfólio para faculdade

Um portfólio acadêmico – aquele que é pedido na faculdade – não visa incluir apenas os projetos realizados pelo estudante, mas toda a sua experiência e os aprendizados que adquiriu durante o curso.

Nesses casos, é possível dar mais asas à criatividade – você pode adicionar dedicatórias, contar um pouco sobre a sua trajetória na graduação e qual o caminho que percorreu até aprender totalmente como realizar um tipo de projeto.

Também é interessante utilizar um design personalizado. Como muitos dos portfólios acadêmicos podem acabar sendo entregues em layouts parecidos, apresentar um projeto mais individual pode agregar muito valor ao seu portfólio acadêmico.

Como montar um portfólio para o seu site

Caso a sua intenção ao criar um portfólio seja atrair clientes utilizando-o no site da sua empresa ou serviço, também existem opções muito interessantes! Veja só:

Geralmente, o portfólio em um site não mostra de primeira todos os projetos. Ele fica no cabeçalho, fazendo uma chamada direta à atenção do possível cliente.

Aposte em designs com layouts simples e opções estratégicas – como, por exemplo, uma frase de impacto sobre o motivo do seu serviço valer a pena. Logo acima, as opções de contato ou uma aba que mostre o seu portfólio completo, com todos os projetos.

Conseguiu entender melhor como montar um portfólio?

Então, continue conosco! Aqui no blog da Laboro, sempre compartilhamos dicas incríveis como essas. Aproveite e conheça nossos cursos de graduação e pós-graduação!