Como fazer um bom perfil no LinkedIn: dicas incríveis para se destacar na plataforma

celular na mesa
Fundo foto criado por ijeab – br.freepik.com

O LinkedIn é ótimo para vários fins profissionais. Desde iniciar uma transição de carreira até estudar uma área do mercado de trabalho, a plataforma oferece inúmeras utilidades.

Porém, quem ainda não está acostumado a utilizar o LinkedIn pode acabar encarando algumas dúvidas, por se tratar de uma plataforma digital mais formal. Portanto, se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Até o final deste post, você ficará sabendo como criar um bom LinkedIn!

Por que usar o LinkedIn?

Para que você entenda melhor qual o impacto que a plataforma pode ter em sua vida profissional, veja só:

Segundo uma pesquisa global feita em 2020, cerca de 72% dos empregadores buscam candidatos pelo LinkedIn.

Além disso, o recrutamento social – que já estava em alta – foi ainda mais evidenciado durante a pandemia da Covid-19. Então, as empresas têm optado pela busca por possíveis funcionários através de redes sociais e plataformas digitais – como o LinkedIn!

A importância de saber como fazer um bom perfil no LinkedIn

Tendo em mente a quantidade de oportunidades únicas que a plataforma pode oferecer aos usuários no mercado de trabalho, é importante que o seu perfil passe uma boa impressão. Afinal, muitas das vezes, o seu contato é direto com o empregador.

Ter um perfil organizado e que deixe seu profissionalismo e ética evidentes é um fator determinante para que a sua experiência com a plataforma traga bons resultados.

Criando um bom perfil no LinkedIn: os primeiros passos

Uma das dicas mais valiosas para que o seu perfil fique atrativo é não deixar nenhum detalhe de lado. Por isso, para que nada se perca no caminho, começaremos por partes.

Escolhendo sua foto de perfil

As primeiras personalizações que você pode fazer para “dar um up” no seu perfil do LinkedIn é adicionar sua foto. Então, para te ajudar a escolher, aqui vão algumas recomendações:

• Escolha uma foto profissional. Pode ser sorrindo, mas tenha cuidado;
  • Certifique-se de que sua foto tem uma boa iluminação, resolução adequada e um fundo neutro;
  • Deixe seu rosto sempre no centro da foto, garantindo boa visualização;
  • Mantenha sua foto sempre atualizada.

No blog do próprio LinkedIn, é possível encontrar dados que afirmam que as interações de empresas com os usuários que têm uma boa foto no perfil são muito maiores. Tenha em mente que a foto de perfil é uma das coisas mais chamativas para as empresas.

Usando o Título a seu favor

Para um usuário que busca novas oportunidades, não é a melhor opção adicionar o cargo atual ao título do perfil.

Em vez disso, prefira apostar em suas maiores qualidades: resuma-as de forma com que o empregador saiba, logo de cara, as vantagens de te contratar. Encontre uma forma eficaz e certeira de colocar o seu valor profissional em destaque!

Criando uma descrição impactante

Agora que o empregador já se interessou pelo seu perfil depois de ver sua foto e Título, o próximo passo para entender melhor o que você tem a oferecer à empresa é ler a sua seção “sobre”.

Este é o momento crucial: a sua oportunidade de fazer do interesse do empregador algo concreto. Para que a sua descrição seja uma forma eficaz de fazer isso, existem algumas dicas, que estão listadas nos próximos tópicos!

Como fazer um bom currículo no LinkedIn

Tendo em mente que o seu resumo profissional é a chamada que o visitante do seu perfil precisa para tomar a decisão de entrar em contato com você, leve em conta as seguintes recomendações sobre como criar um bom resumo no LinkedIn:

Deixe sua paixão profissional clara

Se o representante de uma empresa está procurando alguém para recrutar, é interessante que esse candidato goste do que faz. Afinal, isso passa a ideia de que o trabalho será bem feito.

Portanto, logo no início, deixe claro o quanto você gosta de trabalhar nessa área e quanto esforço você tem a oferecer. Isso trará uma boa impressão ao seu futuro empregador.

Mostre sua experiência e as maiores conquistas profissionais

A próxima coisa que alguém que esteja interessado no seu serviço gostará de saber é o seu nível de experiência no ramo.

Esse é o momento no qual você pode citar sua evolução, há quanto tempo trabalha na área e as conquistas das quais mais se orgulha. Mostre seu valor no mercado e o quanto você pode agregar a essa empresa.

Fale sobre seu conhecimento

Se você tem uma formação ou curso na área que deseja atuar, uma ótima dica é adicionar isso à sua descrição.

Ter um bom conhecimento no nicho é um fator importantíssimo para muitas empresas, que  pode alterar muito positivamente a visão sobre seu currículo.

Adicione meios de contato profissionais

Um e-mail ou número de telefone corporativo pode dar muito mais credibilidade ao seu perfil! Ter uma forma segura e confiável de entrar em contato com você passa uma segurança maior em relação ao seu profissionalismo.

Dê atenção a todas as seções

Um ótimo diferencial do LinkedIn é a possibilidade de deixar seu perfil bastante completo.

Explorando as seções que você pode adicionar ao perfil, você pode deixar todas as informações importantes disponíveis, sem fazer com que a sua descrição fique muito cansativa.

Lá, é possível adicionar os seus idiomas, cursos, prêmios, trabalhos voluntários e muito mais. Assim, o seu perfil aparece para os empregadores que buscam pessoas exatamente como você!

Conseguiu entender melhor como fazer um bom perfil no LinkedIn?

Então, continue acompanhando o blog da Laboro! Por aqui, estamos sempre trazendo muitas dicas incríveis para ajudar no seu crescimento profissional.

Edital Monitoria- Estética & Cosmética

Edital Monitoria – Estética & Cosmética Faculdade Laboro informa aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Monitoria que tem por