Como escolher a graduação certa: descubra de uma vez por todas a faculdade perfeita para você!

Pessoa com dúvida
Mulher foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Escolher uma faculdade pode ser, muitas das vezes, uma tarefa bem mais difícil do que parece. Afinal, muitos fatores devem ser levados em consideração nesse momento – e eles vão muito além da paixão por alguma área.

Por isso, se você se encontra perdido em meio a tantas opções, fique tranquilo! A Laboro chegou para te ajudar a entender como escolher um curso de graduação. Vamos lá!?

Os primeiros passos para escolher uma graduação

Antes de sair procurando vários cursos por aí, é preciso se organizar muito bem para que essa busca possa ser objetiva. Caso contrário, as chances de você acabar se frustrando – ou até se arrependendo do curso escolhido – são enormes.

Por isso, comece pelo básico:

Conheça bem a si mesmo

Um dos primeiros passos para entender realmente como escolher a graduação é ter um bom autoconhecimento. Afinal, você pode gostar muito dos temas tratados em um curso, mas estar fazendo uma faculdade sobre isso pode não ser a experiência ideal para você.

Comece fazendo uma análise sincera sobre o quanto você gosta de cada matéria e com quais delas você mais se dá bem. A partir disso, fica mais fácil saber qual área seria a ideal para você cursar.

Uma ótima opção para descobrir qual curso mais combina com você é fazer um teste vocacional ou de personalidade. Existem vários deles disponíveis na internet para te ajudar a entender ainda melhor o seu perfil profissional e acadêmico!

Estude as modalidades de ensino possíveis

Outra parte importantíssima na busca pela graduação perfeita é entender como funcionam os métodos de ensino possíveis: presencial, híbrido, online, entre outros.

Para descobrir em qual deles você se adaptaria melhor, é preciso fazer um planejamento com base em toda a sua rotina, disposição, capacidade de aprender à distância e, no caso do ensino presencial ou híbrido, a locomoção até o campus.

Descubra a reputação da faculdade

Um ponto muito importante a ser levado em consideração é a reputação da faculdade na qual você deseja realizar sua graduação.

Cheque rankings, consulte a faculdade com base no MEC (Ministério da Educação) e, se conseguir, procure – ou peça – relatos de ex-alunos e pessoas que se formaram lá.

Dessa forma, você poderá se sentir muito mais seguro em relação à instituição escolhida. É muito importante saber se o seu investimento realmente valerá a pena e trará bons frutos para a sua vida profissional no futuro.

Esteja a par do mercado de trabalho

É essencial que, ao analisar e selecionar os cursos que você gostaria de fazer – e de moldar sua carreira na área -, a situação do curso dentro do mercado de trabalho seja muito bem estudada.

Afinal, você não quer perder tanto tempo e dinheiro fazendo um curso que vai ficar apenas enfeitando o seu currículo, mas nunca proporcionando oportunidades de começar a trabalhar na área, não é!?

Confira as possibilidades de atuação na área

Durante a sua pesquisa, certifique-se de que a área na qual deseja se formar está em alta no mercado de trabalho.

Tenha certeza de que as vagas de emprego na área não estão diminuindo. Afinal, se a quantidade já for pequena, ela pode diminuir ainda mais até você se formar, fazendo com que seja muito difícil encontrar um emprego.

Entenda o salário médio da profissão

Quando se fala em faculdade, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o salário recebido trabalhando na área de formação.

Por isso, se certifique de que a graduação que você pensa em fazer oferecerá um emprego estável e com um salário que alcance as suas expectativas.

Entenda há quanto tempo alguém precisa estar trabalhando na área para ganhar o salário que você deseja e confirme se isso condiz com o que você espera.

Analise o curso que pretende fazer

Depois de já ter escolhido o seu futuro curso de graduação (isso pode demorar, viu!? Nada de se apressar durante esse processo), é preciso conferir se ele cabe no seu orçamento e no seu dia-a-dia. Veja só:

Materiais Didáticos

Alguns cursos exigem materiais um pouco mais caros. Por isso, é interessante avaliar se o seu orçamento é suficiente para comprar tudo durante todo o tempo que durar o curso.

Você também pode procurar os materiais para comprar pela internet! Assim, é possível economizar. Além disso, algumas pessoas vendem os livros já usados.

Grade curricular

Se certifique de que os temas estudados com prioridade no seu futuro curso são os que você deseja estudar. Afinal, iniciar uma faculdade e quase não estudar o que queria pode ser muito frustrante.

Duração

A duração de um curso de graduação pode variar bastante de acordo com vários fatores. Um curso mais rápido, por exemplo, dura de 2 a 3 anos.

Faça um planejamento pensando em imprevistos que podem acontecer durante esse tempo para que nada saia do controle.

Estágios

Alguns cursos exigem estágios supervisionados (falamos mais sobre isso nesse post). Por isso, descubra antes de iniciar a faculdade se você precisará fazê-lo.

Assim, além de já ter uma ideia sobre como a sua rotina precisará ser organizada (principalmente para os estudantes que conciliam o estágio e o trabalho), você pode começar a se preparar e já aprender algumas dicas para quando o momento chegar.

Grau de formação

Para descobrir alguns dos fatores acima – como a grade curricular e o preço dos materiais didáticos -, você precisa saber qual será o grau do curso.

Um curso bacharelado, por exemplo, tem aspectos e opções de atuação diferentes de uma licenciatura, e por aí vai. Por isso, escolha seu curso com base nos impactos que o seu grau de formação terá na sua vida profissional.

E agora, se sente mais seguro sabendo como escolher a graduação certa?

Então, venha conhecer os nossos cursos de graduação! Faça a sua faculdade dos sonhos e dê o primeiro passo em direção ao sucesso!