Tutorial Completo: como colocar pós-graduação no currículo

Embora muitos candidatos não percebam, montar um currículo é uma das partes mais importantes de participar de um processo seletivo. Ele é o primeiro contato que um recrutador terá com você e deve transmitir a imagem certa ao seu respeito. Design, erros gramaticais e até mesmo organização são avaliados por meio dele, além das suas informações. Aprenda aqui de uma vez por todas como colocar a pós-graduação no currículo!

A importância da pós-graduação

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ser graduado em uma universidade já não é suficiente. Um bom currículo precisa ter diferenciais, que mostrem à empresa desejada que você é o candidato ideal. 

Fazer cursos de curta e média duração, atividades extracurriculares, participar de projetos sociais e cursar uma pós-graduação são formas simples de deixar claro que tem conhecimentos na sua área e atrair o olhar dos recrutadores para o seu currículo, mas é preciso saber informar da forma certa para garantir que passará a impressão correta!

Uma pós-graduação também é um dos caminhos mais rápidos para uma promoção em seu emprego atual! Seu esforço para manter seu conhecimento atualizado certamente não passará despercebido. 

Concluiu seu curso e ainda não sabe como colocar pós-graduação no currículo? Você não precisa ficar assustado, esse tutorial vai te ensinar tudo o que precisa saber sobre e mostrar que é bem fácil! 

Como colocar pós-graduação completa no currículo

Se você já concluiu o curso, seu conhecimento será um diferencial que vai atrair muitos recrutadores e tudo o que resta fazer é aprender como colocar pós-graduação no currículo da forma correta:

  1. Insira sua pós-graduação na área de formação acadêmica. 
  2. Dê importância à ordem: a pós-graduação deve ser a primeira informação, seguida pela graduação.
  3. Inclua o nome do curso, a instituição de ensino e o período em que cursou, como no exemplo abaixo:

Pós-Graduação em Pós-Graduação.

Instituição Que Ensina 

Janeiro/2021 – Dezembro/2021 

Como colocar pós-graduação em andamento no currículo

Mas se você ainda está cursando, pode ficar feliz em saber que já pode registrar esse diferencial! Quer aprender como colocar como colocar no currículo que está fazendo pós-graduação para chamar atenção das empresas?

As regras são simples: 

  1. Ao lado do nome do curso, adicione a palavra “cursando”.
  2. No lugar de colocar o mês e o ano em que concluiu, você deve colocar a data em que irá concluir sua pós-graduação, como no exemplo abaixo:

Pós-Graduação em Pós-Graduação. – Cursando. 

Instituição Que Ensina 

Janeiro/2021 – Dezembro/2021 

Como colocar pós-graduação incompleta no currículo

Se sua pós-graduação estiver incompleta por trancamento do curso, deve-se pensar antes de incluir a informação no currículo. Recrutadores não verão com bons olhos caso tenha abandonado por falta de afinidade ou interesse, porque essa informação não será útil.

Uma pós-graduação incompleta deve ser colocada no currículo apenas se o motivo do trancamento for falta de dinheiro, problemas pessoais, entre outros, e você ainda tiver o interesse de continuar cursando no futuro.

Nesse caso, o ideal é substituir a data de conclusão por “incompleto” ou “interrompido”. 

Agora que já sabe como colocar como colocar no currículo pós-graduação em andamento e incompleta, você está preparado para montar o seu e registrar as informações corretamente! Quer mais dicas como essa? Continue navegando aqui no site!

A Laboro possui diversos artigos para você, que deseja se desenvolver profissionalmente. Não deixe de conferir, também, nosso post sobre como fazer uma carta de apresentação.