Como a tecnologia pode melhorar o processo de aprendizagem escolar

Como a tecnologia pode melhorar o processo de aprendizagem escolar
Como a tecnologia pode melhorar o processo de aprendizagem escolar

O avanço da tecnologia de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo, mais dinâmico, eficiente e inovador. 

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Giselda Oliveira – Aluna do curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância

Proporcionar uma educação de qualidade e gerar o uso das novas tecnologias em sala de aula deixou de ser uma expectativa de pesquisadores, docentes e estudantes e passou a ser uma realidade presente em boa parte das escolas. Além de ser um desafio metodológico, têm-se um abismo geracional. para conviver e superar essas novas ferramentas, ao passo que os estudantes hoje. em dia já cresceram na chamada “Era da internet” e estão acostumados com os dispositivos desde cedo.

É importante enfatizar que a presença de um elemento tecnológico ou dispositivo móvel em sala de aula não é capaz de alterar a maneira como o aluno aprende. A partir de 2012 foram criadas plataformas educacionais que oferecem experiências de aprendizagem em larga escola e são capazes de coletar dado sobre a aprendizagem de milhões de alunos (REVISTA EDUCAÇÃO, 2020).

Isso permite que os professores aprimorem sua forma de ensinar e criem novas metodologias e materiais e materiais diferentes voltados para os estudantes.

“A contribuição da tecnologia é possibilitar ao professor conhecer melhor cada aluno e ser capaz de oferecer, mesmo trabalhando com grupos grandes, experiências de aprendizagem que atendam diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem”. (REVISTA EDUCAÇÃO, 2020)

Isso se deve a utilização da tecnologia como recursos didáticos em sala de aula, favorecendo o processo de ensino aprendizagem nos diversos setores da educação.

A inovação tecnológica está presente no cotidiano de alunos e professores, proporcionando o uso de modernos recursos didáticos na escola. Atualmente muitas instituições de ensino vêm passando por uma reforma e se adaptando a esse novo mundo. O uso da tecnologia na educação já é uma necessidade urgente e que já é reconhecida por todo profissional bem atualizado com as últimas tendências da área.

Valente (1991), afirma que a interação com o uso das tecnologias propicia um ambiente riquíssimo e bastante efetivo que contribuem no processo ensino aprendizagem da leitura.

Por conseguinte, a aprendizagem deve estar aliada a construção de novos conhecimentos e a construção do processo de aprendizagem que ocorre nesta relação, já que o indivíduo ensina e constrói conhecimento.

Então, diante de tudo isso é inegável reconhecer a importância das inovações tecnológicas no contexto educacional e principalmente, no cotidiano de alunos e professores, pois só tem sentido se for realizada com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem de forma positiva.

então

É profissional da Educação em busca de conhecimento?

Então conheça as pós-graduações na área de EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Se torne um especialista de Excelência.

Garanta já sua vaga!

REFERÊNCIAS

VALENTE, José. Armando. Computadores e conhecimentos: Repensando a Educação. Vol.1. Campinas: Unicamp, 1991.

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar a educação. www.revistaeducacao.com.br. 2020.

Então

Então

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *