Coaching é diferencial para profissionais que buscam bons resultados

O Coaching é uma poderosa ferramenta de aprendizado, mudanças e apoio à melhoria de performance. O conhecimento tem se tornado cada vez mais acessível, porém, os resultados ainda são o grande diferencial nas carreiras dos indivíduos, grupos e organizações. É neste caso que um o coach – profissional especializado no processo de Coaching – pode fazer uma grande diferença.

É o exemplo da Luciana Muzzi, coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Professora de Coaching e Marketing Profissional da Faculdade Laboro, ela ministra módulos especiais dando sugestões e ferramentas para que os alunos de pós-graduação possam render mais em seus trabalhos e eliminem erros.

Em entrevista, a coach Luciana Muzzi fala a respeito dos diferenciais de uma instituição de ensino superior que oferece o Coaching em sua grade curricular.

FACULDADE LABORO – O que o aluno de pós-graduação pode conseguir por meio do processo de Coaching? Que benefícios ele pode ter?

Luciana Muzzi – O que visualizo de maior ganho para os alunos de pós-graduação que passam pelo processo de Coaching, é a descoberta do que realmente quer e como fazer para chegar aonde deseja.

Durante o processo, trabalhamos aspectos como: autoconfiança, motivação, pensamento positivo, metas e objetivos, processo de comunicação e relacionamentos, enfim, o aluno que opta por presentear-se com este processo, tende a aumentar seu potencial de realização, felicidade e bem-estar.

FL – Qual o diferencial de uma pós-graduação que oferecer um módulo/disciplina de Coaching?

Luciana Muzzi – Primeiramente o compromisso com a qualidade e oportunidade gerada aos alunos da instituição. Entende-se que o propósito da Faculdade Laboro não é simplesmente lançar profissionais no mercado, mas sim, gerar oportunidades ao seus alunos, fazer com que eles entendam que podem muito mais. Que são capazes de conquistarem tudo que realmente deseja.

A Faculdade Laboro acredita no potencial de seus alunos, por isso escolheu o Coaching como um aliado para tornar seus alunos os melhores do mercado.

FL – O que tem levado estudantes e profissionais buscarem o Coaching? Quais são as principais demandas?

Luciana Muzzi – Muitas pessoas buscam processo de Coaching para trabalhar a autoconfiança e relacionamentos. Além do conhecimento técnico, é necessário hoje você ter uma rede de relacionamentos sólida, que você possa através dela, gerar oportunidades e atender com excelência as demandas que surgirão no mercado. Outra demanda é a orientação de carreira ou transição de carreira.

FL – Que aspectos e características o aluno de pós-graduação – ou mesmo o profissional – devem buscar desenvolver com o Coaching?

Luciana Muzzi – Foco em resultado, assertividade, relacionamentos, equilíbrio emocional, autoconfiança, automotivação, quebra de crenças limitantes, acreditar na mudança…

FL – O Coaching é um processo que ajuda a alcançar objetivos que a pessoa ou empresa deseja. Por que é tão difícil perceber objetivos?

Luciana Muzzi – Para muitos, descobrir ou encarar seus objetivos, é saber que ele precisa sair da zona de conforto. E muitas pessoas não estão dispostas a isso. Com isso, acabam criando justificativas e perdendo tempo. No fundo, todos nós sabemos aonde queremos chegar! Muitas vezes, não estamos dispostos a superar desafios para atingir estas conquistas!

FL – O que te motiva hoje como profissional? Como professora, o que te motiva fazer com que as pessoas alcancem seus objetivos com a ajuda do Coaching?

Luciana Muzzi – Para mim é vital sentir esta energia de mudança e esperança. Por isso, busco fazer com que as pessoas percebam que elas podem simplesmente conquistar tudo que desejam. Basta fazerem tudo diferente do que já foi feito e se desafiarem diante de cada obstáculo que surgir, afinal, eles estarão presentes sempre em nossas vidas, nos tornando capazes de crescimento e aprendizagem constante.