Classificados Online: Uma Proposta de Inovação dos Serviços de Anúncios em Jornais Impressos em São Luís do Maranhão

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Partindo do conceito de Transformação Digital e as mudanças provocadas na sociedade e nos modelos de negócios, este trabalho apresenta como proposta inovadora a criação de um aplicativo para celular de Classificados Online para empresas, prestadores de serviços autônomos e pessoas que queiram anunciar a venda de produtos, de modo a incentivar o mercado da cidade de São Luís a usar o ambiente digital como um fator competitivo.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autores: Gersony Santos Ramos e Raissa Tauany Araújo Silva, alunos do curso do MBA em Marketing e Gestão da Comunicação Digital.

Orientadora: Professora Ma. Bruna Almeida

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Com o grande aumento no uso das plataformas de comunicação e a diversificação das tecnologias da informação, a sociedade passou a exigir mais agilidade das empresas na comunicação, no relacionamento e na inovação de seus produtos e serviços.  Tal demanda permitiu o surgimento de negócios disruptivos e a inserção das chamadas startups no mercado, de forma que modelos tradicionais de oferecer produtos e serviços passassem por uma reconfiguração em seus modelos de negócios, com uma presença mais intensa no meio digital.

A transformação digital decorre, sobretudo, dos avanços tecnológicos e das formas de organização e estruturação social.  Segundo o Instituto da Transformação Digital (ITD), a transformação digital se constitui de três elementos principais: pessoas, processos e tecnologia (ITD, 2018).

Empurrada pelos modos de consumo da sociedade contemporânea, a transformação digital pode levar países para mais perto da prosperidade sustentável, como aponta Kotler (2017, p. 61). Muito utilizado atualmente para designar a inovação no âmbito empresarial, a transformação digital pode ser entendida como um processo de mudança, de médio a longo prazo, que faz uso da tecnologia para reestruturar negócios e inseri-los de modo mais competitivo no mercado.

A INOVAÇÃO DOS CLASSIFICADOS

A transformação digital possibilita um aperfeiçoamento das relações de consumo e potencialização de resultados, bem como a criação de novos modelos de negócios e sua mudança para o contexto digital. Como esta é a Era do Cliente, “onde o diferencial competitivo das empresas está em conhecer e conectar-se com os clientes de forma inovadora” (SALESFORCE, 2020), três áreas centrais de uma empresa são diretamente envolvidas neste processo de inovação: a experiência do cliente, os processos operacionais e os modelos de negócio.

Os classificados tradicionais, durante o auge da mídia impressa (jornais e revistas), eram uma forma de oferecer às empresas, aos donos de produtos e aos prestadores de serviços, uma publicidade rápida e uma propagação de anúncios pontuais para as massas. E é o que se propõe com este trabalho: a criação de um aplicativo de classificados online para celular, com atuação em São Luís, Maranhão, que visa inseri-los ainda mais no meio digital e estimular o mercado local.

O aplicativo “Ilha do Amor Classificados” possui um bom custo/benefício para o cliente. Disponível gratuitamente na Playstore e Apple Store, o “App” proporcionará ao anunciante a liberdade para decidir o quê, o quanto, como e quando investir, com vantagens em relação às mídias convencionais, como por exemplo a exibição de anúncios por segmento de público, controle de resultados (métricas de impressão, cliques e alcance), e suporte aos usuários (FAQ e solução de problemas). Para isso, serão cobradas taxas que variam de acordo com o início e término de veiculação do anúncio e a escolha da posição do anúncio no aplicativo.

Mesmo com as inovações tecnológicas, os tradicionais anúncios não perderam forças. Eles “têm o seu similar nos sites de buscas e classificados virtuais com a vantagem de transmitir a informação mais bem elaborada com imagens e com maior agilidade” (NEVES, 2001, p.10).

Com tais mudanças tecnológicas, o serviço de classificados passou a atender a públicos específicos, através de segmentações demográficas, geográficas, de padrões de consumo, dentre outras. Dessa forma, sites, programas de computadores e aplicativos para smartphones passaram a oferecer esses serviços de forma sistemática, utilizando ferramentas e técnicas do marketing para auxiliar na atração, captação e conversão de clientes, atraindo potenciais anunciantes e tornando-se, assim, uma excelente ideia que atende aos pilares da inovação: escalável, tecnológico e útil para a sociedade.

Se você se interessou por esta área, saiba mais sobre o MBA em Marketing e Gestão da Comunicação Digital.

REFERÊNCIAS

CINTRA, André. Inovação: o que são negócios disruptivos?. Postdigital. [s.d.] Disponível em: https://www.postdigital.cc/blog/artigo/inovacao-o-que-sao-negocios-disruptivos Acessado em: 12 de Jul. de 2020.

KENDZERSKI, Paulo. Transformação digital não tem nada a ver com internet. Instituto da transformação digital, 2018. Disponível em: https://www.institutodatransformacao.com.br/2018/instituto_da_transformacao.pdf . Acessado em: 07 de jul. de 2020.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

NEVES, Ronaldo Mendes. Anúncios classificados nos jornais impressos: o consumo da informação comercial. NEVES, Ronaldo Mendes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN- 2001.

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL? Um guia para digitalização de negócios. Salesforce. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/2017/Setembro/O-que-e-Transformacao-Digital.html . Acessado em: 30 de jun. de 2020.

STARTUP: definição, tipos, exemplos e dicas para o sucesso. Sbcoaching. 2018. Disponível em:  https://www.sbcoaching.com.br/blog/startup/ . Acessado em: 12 de jul. de 2020.

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