Certificado para horas complementares: como conseguir gratuitamente?

As horas complementares são fundamentais para os alunos de qualquer graduação. É normal receber o primeiro documento falando a respeito e ter dúvidas, afinal grande parte das universidades não explicam muito a respeito. 

Você quer saber como conseguir horas complementares grátis e o que são elas? Não se preocupe, nós explicamos como e onde! 

O que são horas complementares?

Todo aluno de graduação já fez esse questionamento ao receber um guia do curso e descobrir que precisava de certo número de horas complementares, mas afinal, o que são as famosas horas complementares? 

Essa é uma forma de as universidades obrigarem seus alunos a dedicar mais tempo ao conhecimento do que simplesmente seguir a grade horária das matérias. Assim, o estudante pode ter contato com diferentes áreas e aprender mais sobre aquilo que deseja fazer. 

Apesar de serem uma obrigação, elas conferem certa liberdade ao aluno, uma vez que podem ser realizadas da forma que ele desejar. Parte delas necessita, quase sempre obrigatoriamente, ser gasta com estágios, mas as outras são divididas entre palestras e cursos com certificado grátis para horas complementares.

Não cumprir essas horas pode impedir que o estudante se forme, por isso é necessário um registro delas, que é feito mediante certificados. 

Como posso tirar um certificado para horas complementares?

Para conseguir certificado para horas complementares, é preciso participar de eventos que ofereçam. Normalmente os organizadores pedem os endereços de e-mail dos participantes, assim podem enviar o documento via digital, mas também é possível consegui-lo por meios físicos. 

Por exemplo, um estudante de Letras que visita um museu pode pedir na bancada da recepção um documento de registro das horas que passou ali. Assim, este deve ser entregue à universidade. 

Os próprios documentos de estágio costumam servir para registro das horas complementares, além disso os cursos livres também oferecem certificados. 

Os cursos livres são opções gratuitas, normalmente online, que conferem certificado para horas complementares como os alunos precisam. Além disso, eles são uma ótima forma de tornar seu currículo mais atrativo. 

10 cursos online gratuitos para horas complementares

Os cursos gratuitos para horas complementares contemplam diversas áreas de conhecimento e podem ser encontrados em diversas plataformas de instituições conhecidas. O ideal é que o aluno faça aqueles que tenham relação com a formação que desejam, e eles começam a valer desde o começo da graduação.

Conheça 10 das plataformas que oferecem cursos online para horas complementares:

SENAI

O conhecido SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) não poderia estar ausente nessa lista! Sendo uma das instituições brasileiras que mais oferecem profissionalização para estudantes de baixa renda, ele possui uma plataforma de cursos gratuitos com certificado chamada SENAI EAD. Quem faz o cadastro tem acesso a 12 opções de cursos que variam desde Finanças Pessoais até Metrologia. 

FGV

Uma das mais conceituadas instituições de ensino brasileiras, a FGV oferece cursos com materiais que abrangem diferentes áreas, destinados a profissionais em diferentes níveis de estudo. Para conseguir o certificado é necessário tirar nota superior a 7 na avaliação final. 

Eskada – UEMA

Para os alunos da área da educação, a Universidade Estadual do Maranhão criou a plataforma Eskada, que funciona como uma escada: cada curso concluído representa um degrau, que confere ao aluno pontos. Ali são encontrados materiais que variam da Neuropedagogia até mesmo Libras.   

Escola Virtual – Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, que já dedica-se ao ensino de jovens, possui uma plataforma online chamada Escola Virtual, onde estão disponibilizados diversos mini cursos gratuitos. Os conteúdos abrangem áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal, tecnologia, educação, entre outras. 

Harvard

Para os alunos que entendem inglês e que querem o nome da faculdade americana de renome no currículo, Harvard também possui opções de cursos gratuitos online, que abrangem as áreas das finanças, tecnologias, literatura e biológicas! 

Centro Paula Souza

O centro Paula Souza possui uma plataforma online de cursos voltados para ferramentas de trabalho, como vendas, Canvas, gestão de tempo, Design Thinking, etc. Ao todo são onze cursos, que visam uma otimização do profissional em seu meio de trabalho, mas que também podem ser úteis aos alunos de diversos cursos. 

Hospital Albert Einstein

Todos no Brasil conhecem o hospital Albert Einstein, que é referência na medicina brasileira. Os cursos com certificado oferecidos pela instituição são voltados para a área da saúde, variando entre medicina física e reabilitação, cardiologia, neurologia, enfermagem e Nutrologia. 

UNA-SUS

A plataforma que é ação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece 78 cursos de curta duração, também voltados para a área da saúde. 

Instituto Federal de Rondônia

O Instituto Federal de Rondônia oferta cursos gratuitos na área da programação e é ideal para alunos de tecnologias. É possível encontrar conteúdo sobre UX Design, Introdução à Programação em Linguagem Java, Empreendedorismo e Programação de Games, entre outros. O certificado é emitido mediante provas e após o cumprimento da grade. 

Udacity

Também voltada aos alunos de tecnologias, a plataforma Udacity é parceira de grandes empresas, como Facebook e Google. Os conteúdos contemplam as áreas de programação, negócios, ciências de dados, inteligência artificial, entre outros. 

Deseja saber outras dicas sobre o mundo acadêmico? Então, veja também nosso post sobre 20 cursos online gratuitos com certificado!