
No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior e técnico que atua na área da saúde, ele é o responsável primeiramente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos pacientes, dentro de sua comunidade. O campo de atuação do profissional da enfermagem se estende à todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
Dentre as categorias profissionais, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio), os dois primeiros são confundidos com o enfermeiro, contudo, possuem funções distintas e qualificações específicas.
Enfermeiro
- Direção do serviço de enfermagem (em instituições de saúde e de ensino públicas, privadas e a prestação de serviço): as atividades de gestão como planejamento da assistência de Enfermagem;
- Consultoria, auditoria, entre outras;
- A consulta de Enfermagem;
- A prescrição da assistência de Enfermagem: os cuidados diretos a pacientes com risco de morte: a prescrição de medicamentos (estabelecidos em programas de saúde e em rotina): e todos os cuidados de maior complexidade técnica.
Técnico de enfermagem
- Assistir o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência, no cuidado ao paciente em estado grave, na prevenção e na execução de programas de assistência integral à saúde e participando de programas de higiene e segurança do trabalho;
- Além, obviamente de assistência de enfermagem, excetuadas as privativas do enfermeiro.
Auxiliar de enfermagem
- Integrar a equipe de saúde e educar;
- Cabe ao auxiliar preparar o paciente para consultas. exames e tratamentos;
- Executar tratamentos prescritos;
- Prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto ao paciente e zelar por sua segurança:;
- Além de zelar pela limpeza em geral.
As três categorias incubem integrar a equipe de saúde e a promover a educação em saúde, sendo que a gestão (atividades como planejamento da programação de saúde, elaboração de planos assistenciais, participação de projetos arquitetônicos, em programas de assistência integral, em programas de treinamento, em desenvolvimento de tecnologias apropriadas, na contratação do pessoal de enfermagem), a prestação de assistência ao parto e a prevenção (de infecção hospitalar, de danos ao paciente, de acidentes no trabalho) são de responsabilidade do enfermeiro.
REFERÊNCIAS
Acesse nossas redes, consulte nossos cursos, faça parte da Faculdade Laboro.
Autora:
Profa. Doutoranda Ilka Belfort
Professora da Faculdade Laboro
Doutoranda da Rede Nordeste de Biotecnologia. Mestre em Saúde Materno Infantil. Especialista em Saúde Materno Infantil e Saúde da Família. Graduada em Enfermagem e Biblioteconomia.
e-mail: [email protected]