Não é incomum que as pessoas que concorrem a uma vaga de emprego enviem mensagens junto ao currículo, que são chamadas de cartas de apresentação.
Em meio a um mercado de trabalho tão competitivo, uma carta de apresentação pode ser a diferença e incentivar que o recrutador chame você para uma entrevista presencial, o próximo passo em qualquer processo seletivo.
As cartas de apresentação servem como um pequeno resumo profissional mais amigável do que o próprio currículo, tratando sobre sua capacidade, personalidade e motivação. Elas servem para demonstrar seu interesse em trabalhar para aquela empresa e costumam ter até 500 palavras.
Quer aprender como fazer uma carta de apresentação e tudo sobre elas? Nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber a respeito desse documento diferencial!
Carta de apresentação: qual é a importância no currículo?
Enquanto um currículo apresenta seu perfil profissional listado de forma simples e direta, uma carta de apresentação é um documento mais descontraído e pessoal, uma forma de se comunicar diretamente com o empregador antes mesmo de qualquer entrevista.
Nesse documento, você irá desenvolver sua história e explicar o motivo para ser o melhor candidato para aquela vaga. Seja falando sobre sua experiência, seus cursos ou contando onde morou, o importante é ser claro sobre como suas experiências, conhecimentos e ambições se enquadram no cargo.
Uma única vaga aberta recebe muitos currículos, alguns muito parecidos entre si, tornando a tarefa dos recrutadores mais difícil. Por isso, eles costumam procurar pelos diferenciais que estarão citados na sua carta.
Como fazer uma carta de apresentação
Agora que sabe a importância desse documento, você deve querer saber como fazer sua carta de apresentação para currículo e garantir o seu diferencial na hora de concorrer por um emprego.
Algumas pessoas enviam cartas de apresentação no corpo do e-mail com o currículo, outras enviam documentos à parte, anexados junto. Seja como for o seu envio, confira as nossas dicas para que você faça a sua própria:
- Introdução: cumprimente o recrutador, faça uma breve apresentação de si mesmo com informações básicas, como seu nome, e um cumprimento à vaga que encontrou.
- Contextualização: explique como encontrou a vaga e por que você é o candidato ideal para ocupa-la. Fale de suas experiências profissionais e pessoais que desenvolveram as características que o tornam capaz de fazer o que o cargo exige, independentemente de qual for. Lembre-se de colocar apenas suas qualidades que forem compatíveis com a vaga, para não gastar o tempo do recrutador de forma inútil!
- Motivação: conte ao recrutador o motivo para que essa vaga tenha despertado seu entusiasmo, como ela o ajudaria a atingir seus objetivos profissionais, como pode ajudar a empresa a crescer, como a empresa impacta em sua vida, etc.
- Revisão: Faça uma revisão de gramática e ortografia antes de enviar. Qualquer erro pode fazer com que o recrutador o recuse, tal como ocorre com currículos. Evite gírias, repetições de palavras e xingamentos. Apesar de mais amigável e pessoal, essa ainda é uma conversa formal com um superior.
- Assinatura: Não esqueça de encerrar sua carta com seu nome e sobrenome completos, para que o recrutador não confunda as cartas com outros candidatos.
Veja um exemplo de carta de apresentação:
[Seu nome e sobrenome. Ex: Fulano de Tal]
[Vaga desejada. Ex: Assistente Administrativo]
[Telefone]
[E-mail]
[LinkedIn]
Estimado recrutador da Empresa Fictícia,
A vaga de assistente administrativo na Empresa Fictícia despertou grande interesse em mim. Além de meu histórico profissional e nível de formação serem compatíveis com os requisitos, também sou guiado pelos mesmos valores que a empresa.
Durante meus cinco anos de trabalho na empresa Outra Fictícia aprendi todas as funções necessárias para o cargo de assistente administrativo, como elaboração de planilhas, relatórios e atendimento ao público.
Acredito que ser fluente em inglês e espanhol, além de ter personalidade amigável, poderá ser útil para comunicação com as filiais globais da empresa!
Gostaria de uma oportunidade para participar de uma entrevista e mostrar como poderia usar minha experiência para ajudar a empresa.
Atenciosamente
[Seu nome e sobrenome. Ex: Fulano de Tal]
Como fazer a sua carta para primeiro emprego
Quando estamos indo atrás de entrar no mercado de trabalho tudo é uma grande novidade nos processos seletivos! Além do desafio de montar seu primeiro currículo, você ainda precisa enfrentar o nervosismo das entrevistas e o desânimo das primeiras rejeições.
Atrair a atenção dos recrutadores para si é um desafio ainda maior nesse caso, e por isso esse documento torna-se indispensável!
Nos casos de pessoas que estão tentando conseguir seus primeiros empregos, a tarefa torna-se ainda mais difícil, porque não há experiência prévia para citar, mas todo problema tem solução! Veja um modelo de carta de apresentação para primeiro emprego:
[Seu nome e Sobrenome]
[Vaga Desejada]
[Número de telefone]
[E-mail]
[LinkedIn]
Aos cuidados do(a) recrutador(a) da [nome da empresa].
Fiquei muito feliz ao encontrar essa vaga de [nome da vaga] na [nome da empresa]. Busco uma primeira oportunidade profissional na área [nome da área da vaga] e acredito que posso auxiliar no crescimento da empresa, porque tenho cursos de [nomes dos cursos que já fez].
Acredito que minha [inserir suas características compatíveis com o cargo] serão úteis para a empresa, além da minha motivação para dar o meu melhor.
Gostaria de ter a oportunidade de participar de uma entrevista presencial para poder demonstrar como eu usaria minha [característica compatível com o cargo que foi citada anteriormente] para ajudar a empresa.
Atenciosamente,
[Seu nome e sobrenome]