Carreira em Y: entenda o que é e quais as vantagens

carreira em y
Fundo foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Você gosta de sempre contar com um “Plano B”, tendo mais te uma possibilidade de atuação? Então, o plano de carreira em Y é perfeito para você!

Para entender tudo sobre a estrutura da carreira em Y e outros detalhes que te ajudarão a considerar a modalidade, acompanhe os tópicos deste post! Vamos lá?

O que é carreira Y?

Até alguns anos atrás, os profissionais costumam seguir carreiras sempre iguais: lineares, sem muitas possibilidades de atuação ou desenvolvimento profissional.

Entretanto, felizmente, essa realidade já começou a mudar: de um tempo para cá, surgiram os planos de carreira. E, com eles veio a criação da carreira, que pode ser ótima para os profissionais.

É sempre importante considerar que um plano de carreira deve ser alinhado às expectativas e objetivos do profissional.

Entretanto, ter mais de uma opção de atuação pode ser um bom aspecto na maioria dos casos!

Como funciona a carreira em Y?

Na prática, este plano de carreira favorece muito os profissionais que não gostam de ocupar cargos de liderança. Eles podem, através da carreira Y, desenvolver novas habilidades para complementar sua posição.

Entretanto, outros profissionais também podem se interessar pela estrutura da carreira em Y. Afinal, é uma boa opção para qualquer funcionário que pense em aprimorar competências técnicas e trabalhar buscando soluções inovadoras para a empresa.

Além disso, oferecer o plano de carreira em Y aos funcionários também traz benefícios à empresa – como, por exemplo, o aumento da produtividade da equipe.

Conheça as vantagens e desvantagens da carreira em Y

Como qualquer outra coisa, ter uma carreira em Y também tem seus altos e baixos. Veja:

Vantagens da carreira em Y

  1. Desenvolvimento de visão inovadora

Trabalhando no processo criativo da empresa como um segmento alternativo à sua posição, o profissional desenvolve uma visão treinada para enxergar o que mais ninguém vê.

Assim, fica mais fácil libertar a criatividade e pensar em alternativas e soluções nunca antes pensadas pelos outros funcionários.

  1. Melhor aproveitamento das próprias habilidades

Um funcionário que recebe plano de carreira está mais propenso a ocupar cargos de liderança. Mas, apesar de ser o desejo de muitos, nem todos os profissionais se sentem confortáveis nesse tipo de cargo.

Por isso, a carreira em Y é uma boa opção para fugir um pouco disso tudo e poder aproveitar mais as suas habilidades e competências, sem precisar passar pela gestão de pessoas.

  1. Mais oportunidades profissionais

Adquirindo experiência em mais de uma área, o profissional consegue, consequentemente, mais oportunidades no mercado de trabalho.

Caso o seu contrato acabe, por exemplo, além da experiência obtida em sua vaga, você também terá suas habilidades e competências melhor desenvolvidas com experiência real para complementar seu currículo.

Desvantagens da carreira em Y

  1. Resistência a mudanças

Grande parte dos profissionais que optam pela carreira em Y – e, consequentemente, se tornam profissionais – tendem a se acomodar e desenvolver uma certa resistência a mudanças.

Portanto, tendo em mente que o mercado de trabalho exige cada vez mais versatilidade e flexibilidade, esta pode ser considerada uma desvantagem.

  1. Perda do olhar multidisciplinar

Também com o costume desenvolvido pelas áreas em que o profissional com carreira em Y se especializa, vem a possível perda do olhar multidisciplinar.

Este profissional pode, em algum momento, acabar sentindo dificuldade em olhar para certas situações considerando a empresa como um todo.

O que você acha da carreira em Y?

Se você gostou da ideia de desenvolver melhor suas habilidades ao invés de liderar, esta opção pode ser ótima para a sua carreira.
Entretanto, se você não se encantou pela carreira em Y, saiba que existem muitas outras opções! Confira algumas delas nesse post sobre plano de carreira.