Carreira: Conheça áreas em que um Nutricionista pode atuar

Não é raro que nutricionistas recém formados e ou que possuem pouco tempo de experiência tenham dúvidas sobre como dar continuidade a carreira que escolheu. Antes mesmo de conhecer outras áreas de atuação de um nutricionista acabam abrindo de imediato seus consultórios e nem sempre conseguem o sucesso almejado.

Listamos neste post algumas áreas que o nutricionista pode atuar e assim você pode conhecer interessantes campos de trabalho. Confira.

  1. Nutrição clínica e ambulatorial

Os nutricionistas clínicos podem atuar no ambiente hospitalar, neste caso são responsáveis pela avaliação clínica nutricional dos pacientes e monitoramento de suas condições nutricionais.   Neste caso o nutricionista pode se especializar e atuar em campos específicos tal como a obesidade, doenças crônicas, alergias, intolerâncias, oncologias ou outras patologias vinculadas a nutrição. Além disso, o nutricionista clínico pode direcionar seu atendimento a gestantes, idosos, crianças e até no ambiente estético.

  1. Nutrição esportiva

Não se pode dispensar um monitoramento nutricional para quem procura bons resultados em alguma prática de exercício físico. Sejam em academia ou em clubes esportivos é necessário um profissional da nutrição para acompanhar os praticantes e atletas. O nutricionista pode atender atletas de alto desempenho, bem como instruir equipes que vão competir campeonatos. É com este acompanhamento que o atleta garantir energia, prevenindo o cansaço excessivo e assim pode reduzir a chance de lesões.

  1. Saúde coletiva

Quase que a metade da população brasileira está acima do peso. Isso é devido a alimentação inadequada que chega à mesa, provocando obesidade. Na área da saúde coletiva o nutricionista tem grande demanda, sendo o atendimento realizado em postos de atenção básica de saúde, ambulatórios e vigilância sanitária. Além desses, as ONGs costumam buscar os profissionais em nutrição para desenvolver programas que combatam a desnutrição. O nutricionista que deseja atuar nessa área pode procurar instituições públicas e privadas que trabalham com projetos sociais e assim criar oportunidades interessantes. O nutricionista sanitarista poderá também atuar no planejamento e vigilância nutricional das secretarias municipais de saúde, ou secretarias de estado ou ainda órgãos ministeriais.

  1. Docência

O nutricionista também pode atuar dentro da sala de aula em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação na área de nutrição e alimentação, além de desenvolver pesquisas científicas. O profissional também pode assumir outras atividades, como orientações e elaboração de projetos junto à população e comunidade acadêmica.

  1. Indústria alimentícia

As empresas de suplementos alimentares e alimentos em geral surgem como grandes potenciais de empregabilidade para profissionais da área de nutrição. Na indústria, o nutricionista pode desenvolver produtos e estudos experimentais para um novo gênero alimentício, além de poder realizar melhoramento de um produto com vistas a ser comercializado no mercado. Este profissional precisa gostar de trabalhar em laboratórios.

  1. Alimentação coletiva/escolar

Este campo de atuação, está relacionado com as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). O profissional é responsável pelo gerenciamento do processo de produção de refeições, adequando a produção de acordo com as normas sanitárias, zelando pelas boas práticas de manipulação de empresas e restaurantes.  Todas as etapas da produção das refeições desde o planejamento físico operacional até a execução e logística de distribuição ficará a cargo do nutricionista. Nesta modalidade poderá atuar em indústrias, em grandes hospitais, asilos, creches e escolas.  Atualmente os serviços públicos de ofertas de refeições populares, os restaurantes de médio porte, lanchonetes, cantinas escolares e até mesmo os navios de grande porte precisam de um nutricionista responsável, pois faz parte dessa função o desenvolvimento de opções alimentares saudáveis, cuidados sanitários na produção de alimentos, planejamentos de cardápios e compra de material.

  1. Consultoria nutricional

Pode atuar em empresas que necessitam da consultoria de um nutricionista para aperfeiçoarem a qualidade da sua produção. Inclui analisar os projetos de construção de cozinhas industriais e auxilio na sua adequação às normas sanitárias. Pode treinar funcionários e trabalhar com o controle de qualidade. Nesta opção de trabalho os hotéis de grande porte, hotéis de luxo, restaurantes comerciais especialmente aqueles voltados para o público mais exigente em qualidade, variedade e apresentação

  1. Marketing na área de alimentação e nutrição

Participa da elaboração de materiais técnicos e educativos sobre diversos produtos, atua diretamente na venda de suplementos alimentares, leite artificial, dietas enterais, entre outros. Orienta médicos e nutricionistas sobre as vantagens de um produto e como ele deve ser utilizado. Neste caso recomenda-se além da aptidão para lidar com a área comercial, boa comunicação, habilidades e conhecimentos com as mídias sociais. Também configura-se importante aprofundamento de estudos em MBAs específicos da área de marketing.

  1. Gastronomia

A gastronomia pode estar muito bem relacionada com a nutrição. O nutricionista pode desenvolver preparações de acordo com restrições alimentares e realizar adaptações de receitas para versões mais saudáveis.  O profissional que deseja trabalhar nessa área deve gostar de cozinhar e ser criativo para elaborar receitas e aprofundar os conhecimentos na arte de cozinhar. Ser um bom empreendedor também é importante para se destacar.

Ficou surpreso com o vasto campo de atuação de um nutricionista, estas são somente algumas áreas que o profissional pode exercer. Não fique para trás e mantenha-se sempre atualizado.

 Clique aqui e conheça os nossos cursos
100% online nas áreas de Nutrição.

Agora queremos saber de você, deixe um comentário em nosso post nos contando qual área combina mais com você.

2 Comments:
outubro 15, 2020

Bom dia!
Gostei muito, estou querendo fazer faculdade de nutrição, pois! Combina comigo nutrição clínica e ambulatorial….

outubro 19, 2020

Que maravilha Paloma, ficamos felizes pela sua escolha. Ainda não temos Graduação em Nutrição, mas com esta sua escolha você pode se especializar conosco futuramente. Temos várias Pós na área de Nutrição: https://laboro.edu.br/categoria-produto/pos-graduacao-mba-online/nutricao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como se aprende a Ensinar

Como se Aprende a Ensinar?

  Para se refletir sobre “Como se aprende a ensinar” é necessário perguntar se “ensinar é o mesmo que ser professor?”. Como se sabe a