Carreira acadêmica: conheça as principais áreas e como funcionam

mulher trabalhando
Pessoas foto criado por lookstudio – br.freepik.com

A carreira acadêmica desperta o interesse de muitas pessoas. Afinal, trabalhar estudando o que ama mesmo após a graduação é uma alternativa interessante.

Então, se você sonha em seguir esta carreira e não sabe por onde começar ou se a carreira acadêmica vale a pena, não se preocupe. Preparamos este post para te ajudar! Vamos lá?

O que é carreira acadêmica?

Muitos pensam que esta escolha se baseia em continuar estudando e pesquisando certos assuntos após se formar, certo?

Porém, seguir carreira acadêmica é muito mais do que passar a vida estudando: os pesquisadores são de extrema importância para a sociedade, como pudemos perceber – ainda mais – durante a pandemia do Covid-19.

Ter uma carreira acadêmica significa produzir conhecimento, para que ele possa ser aplicado em várias coisas importantes – como em vacinas, por exemplo.

Na prática, estes profissionais assumem desafios no dia-a-dia, como:

• Pesquisa e produção de artigos científicos;
  • Criação de novas tecnologias;
  • Eventos beneficentes com universitários;
  • Formação de novos profissionais.

Como seguir carreira acadêmica?

O primeiro passo para iniciar o caminho até a sua carreira acadêmica é escolher um campo de conhecimento no qual você deseje se especializar.

É muito importante que este processo seja feito sem pressa. Afinal, a área escolhida será a base de todos os seus estudos. Confira algumas dicas para escolher a graduação certa!

Escolhida a área, o próximo passo – após se formar na graduação – é iniciar a sua pós-graduação stricto sensus: entenda melhor aqui.

Algumas das áreas mais comuns escolhidas para isso são o Marketing, a Medicina e Biomedicina e o Direito. Os próximos tópicos falam mais sobre isso.

Áreas da carreira acadêmica

Entre as carreiras acadêmicas mais comuns, existe uma maior procura por informações sobre as seguintes áreas:

Carreira acadêmica: Direito

Um profissional formado em Direito, Advocacia e Magistratura, por exemplo, pode atuar em pesquisas jurídicas ou se tornar um professor de Direito.

Isso que fará com que, em algum momento, provavelmente seja realizado um bacharel em docência ou campo de pesquisas.

Entretanto, as pesquisas feitas também servem como base para caso o profissional deseje aplicar o Direito na prática.

Carreira acadêmica: Medicina

Se existe uma área na qual as pesquisas nunca param, é a Medicina – e ainda há muito a ser descoberto.

Assim como a Biomedicina e a Biologia, a Medicina é uma das áreas que mais atraem universitários interessados em seguir carreira acadêmica.

Assim, se cria uma área muito interessante para quem deseja atuar na Medicina, porém, sem precisar ter contato direto com os pacientes.

Carreira acadêmica em universidades

Um dos caminhos pelos quais a carreira acadêmica pode lhe levar, seja qual for a sua área, é a docência.

E, caso queira segui-lo, você pode se tornar um professor universitário. Porém, esta é uma carreira com várias divisões de classes. Veja:

1. Professor Auxiliar – 4 Níveis

Atua exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, seleção e orientação de monitores e orientação monográfica de cursos de graduação, além de participar na gestão acadêmica e administrativa.

1. Professor Adjunto – 4 Níveis

Exerce atividades do ensino em cursos pós-graduação stricto sensu, além de coordenar projetos de pesquisa, orientar alunos e participar da banca de concurso público para Professor Assistente.

1. Professor Assistente – 4 Níveis

Ensina alunos de cursos pós-graduação lato-sensu, elabora e coordena projetos de pesquisa e extensão, orienta alunos e bolsistas da iniciação científica e participa da banca de concurso público para Professor Auxiliar.

1. Professor Associado – 4 Níveis

Reúne todas as funções de um Professor Adjunto, além de consolidar uma linha de pesquisa e elaborar uma proposta teórica-metodológica em sua área e participar da banca de concurso público para Professor Adjunto.

1. Professor Titular – 1 Nível

Além de acumular as funções de todas as outras quatro categorias, também coordena pesquisas e desempenho acadêmico dos grupos de pesquisa. Participa de banca de concurso para Professor Associado e Titular.

E você, seguiria uma carreira acadêmica?

Então, venha para a Laboro e dê o primeiro passo para realizar o seu sonho!
Se forme ou faça a sua pós-graduação online, presencial ou híbrida em uma instituição de qualidade e garanta um bom início de carreira acadêmica!