Biomassa: um Amido Resistente Aliado a Saúde Humana

A banana verde possui grande quantidade de amido resistente, ela atua como uma importante fibra alimentar, retardando o esvaziamento gástrico gerando assim uma saciedade, a mesma possui  ação pré-biotica no controle das bífido bactérias intestinais e auxilia também no controle do colesterol ruim.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autor: Adriana Evangelista, aluna da pós-graduação em Nutrição Clínica e funcional

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

Com a crescente produção do cultivo de bananas no Brasil, chegando a 14 bilhões por ano, há uma produção de sete milhões de toneladas ao ano. A safra brasileira da banana é a quarta maior do mundo, já se encontra no topo do pódio do consumo global sendo a maior parte deste consumo na região nordeste beneficiado por projetos de irrigação.(EMBRAPA 2019).

Considerada um alimento funcional a banana verde quando cozida se torna um alimento pré-biótico a mesma possui em sua consistência um amido resistente, nutritivo sendo este de extrema importância para a saúde humana,

Na indústria de transformação a biomassa pode ser utilizada na produção de alimentos com baixo teor de açucares (FREITAS TAVARES 2012). Possui grande importância para a redução do índice glicêmico em pacientes diabéticos, auxilia também no tratamento de distúrbios intestinais na qual a pectina se torna substrato primordial para regulação da micro biota intestinal (TOPPURO;FUKUS ; SHIMA; BURD 2011).

O amido é um homo polissacarídeo formado por duas frações de amido e amilopectina o nome foi sugerido inicialmente por Englest Etial, estes pesquisadores descobriram que muitos alimentos quando processados evidenciavam altos teores de polissacarídeos. (Vânia Thais; Silva Gomes etial. (2016).

A banana verde possui um amido resistente semelhante a fibra alimentar em sua composição biológica são essenciais na produção de eventos metabólicos e fisiológicos, promovendo a prevenção de doenças crônicas como o diabetes melitus.

A desbiose caracterizada pelo desequilíbrio de bactérias nocivas que se sobressaem as bactérias benéficas causando assim maiores prejuízos a saúde humana, interferindo diretamente na absorção de vitaminas e minerais. A biomassa por sua vez possui elementos pré- bióticos que auxiliam na fermentação de bactérias do colo intestinal causando efeito simbiótico.

Outra característica do amido resistente e a sensação de saciedade que produz durante a digestão, pois a fibra alimentar que consiste na biomassa possui um efeito mais lento do esvaziamento gástrico atuando assim no controle da perda de peso.

Nos diabéticos o consumo de biomassa é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo assim os riscos de hiper insulinemia sendo esta por sua vez uma das principais causas de morte em pacientes diabéticos.

O consumo da biomassa ainda é pouco utilizado por brasileiros pois ainda é pouco divulgada como alimento no cotidiano, sendo necessário que haja mais estudos na comprovação de sua eficácia e divulgações de pratos para compor o cardápio brasileiro.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre a nossa pós-graduação em Nutrição Clínica e funcional clicando AQUI

REFERÊNCIAS

EMBRAPA. Consumo de bananas no Brasil 2019. Disponível em: www.embrapa.gov.br.

RODRIGUIS, C.O. O Potencial funcional da biomassa da banana Junho 2012 FREITAS, THAIS E SILVA GOMES. Benefícios da Biomassa de banana verde á saúde humana.

abril 6, 2021

Aminha dúvida e como comprar biomass de banana verde em caps e se realmente da resultado para quem tem diabete por favor mi ajude