Área de gestão de pessoas: entenda o que é e como funciona

Mulher sorrindo e conversando
Negócio foto criado por lookstudio – br.freepik.com

A área gestão de pessoas é muito importante no mercado de trabalho. Porém, muitas pessoas ainda não entendem muito bem do que se trata ou qual o motivo de tanta relevância.

Entretanto, se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Até o final deste artigo, te ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre a área de gestão de pessoas. Vamos lá?

Áreas da Gestão de Pessoas

Dentro da área de gestão de pessoas, existem várias áreas nas quais um profissional pode atuar. Veja algumas delas:

Análise de Treinamento e Capacitação

Nessa área, o gestor em questão fica responsável por treinar os funcionários – ou participantes de um projeto de treinamento -, com o principal objetivo de formar equipes eficazes e satisfatórias.

Este profissional, além de agendar e elaborar os treinamentos, também fica responsável por acompanhar os resultados de perto e oferecer apoio a quem participa ou participou do treinamento. 

Análise de Cargos e Salários

Um analista de cargos e salários é quem cuida da parte da estruturação de processos e organização dessa parte da empresa.

Ele é responsável por administrar as vagas disponíveis e quais serão os salários. Para ser um analista de cargos e salários, é preciso muita responsabilidade e uma visão ampla. Afinal, ele precisa oferecer aos funcionários salários justos de acordo com seus cargos.

Supervisão de Benefícios

Encarregado por definir e administrar os benefícios recebidos pelos funcionários da empresa, o supervisor de benefícios decide as formas de remuneração que vão além do salário: desde o vale alimentação até o plano de saúde, por exemplo.

Em que área atua a Gestão de Recursos Humanos?

Agora, você deve estar se perguntando onde o RH entra nisso. Afinal, essa é uma das mais conhecidas áreas da gestão de pessoas.

O RH é dividido em fatores dentro da gestão de pessoas. Confira-os nos tópicos a seguir para entender melhor como isso funciona.

Diretoria de RH

A diretoria de RH é o cargo ideal para funcionários responsáveis, que gostam de criar estratégias e estar um passo à frente nos planos para a empresa.

Afinal, ser um diretor de RH exige que o profissional tome, diariamente, muitas decisões importantes para a empresa.

Consultoria de Recursos Humanos

A consultoria de RH permite que você trabalhe, de certa forma, “por conta própria”.

Um profissional dessa área oferece seus serviços e seu conhecimento em Recursos Humanos a empresas, ajudando com eventuais problemas ou até trabalhando com parcerias fixas.

Como entrar para a área de gestão de pessoas?

Se você se interessou pelas possibilidades de atuação citadas acima mas ainda não sabe por onde começar para conseguir se inserir nesse mercado, não se preocupe! Saiba que isso é mais fácil do que parece. Venha conosco!
A Laboro oferece o  curso de graduação em Recursos Humanos presencial ou à distância. Invista em você, no seu futuro e na sua vida profissional dando agora mesmo o primeiro passo em direção ao início da sua carreira!