Aplicativo gratuito de gestão financeira e contábil

Um aplicativo gratuito para uso das empresas, composto por ferramentas e planilhas financeiras e contábeis para ajudar na gestão das mesmas, organizando dados e gerando informações importantes para o bom funcionamento e permanência da empresa no mercado.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autora: Thamise Teixeira, aluna do MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.

As MEI’s (microempresas individuais), as ME’s (microempresas) e as pequenas empresas têm um papel muito importante frente à economia local e regional. Além de gerar muitos empregos elas geram bastante lucratividade. Porém, elas encontram dificuldades em permanecer no mercado e alcançar um bom desempenho econômico.

Em estudo realizado em 2013, o Sebrae Nacional apontou 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. (SEBRAE, 2017)

Essas dificuldades somadas às crises econômicas e momentos de pandemia mundial, como a que enfrentamos neste momento, geram um percentual enorme de mortalidades empresariais. E uma ajuda de fácil acesso a essas empresas seria essencial para a sobrevivência das mesmas.

Ter noção sobre o andamento da saúde financeira e contábil gera uma chance maior para as empresas, pois, “a gestão financeira é o coração do seu negócio.” (SEBRAE, 2017, P. 5) Para que a empresa permaneça no mercado é importante controlar suas atividades financeiras, com esse controle terá uma visão do momento em que sua empresa terá dinheiro, esse controle também permite saber o que está acontecendo e o que vai acontecer com a empresa em longo prazo, dando a oportunidade de tomar a melhor decisão.

Isso tudo está relacionado com a gestão financeira, que é o processo de registrar e gerenciar informações financeiras com o objetivo de manter resultados satisfatórios, obter melhores resultados e corrigir problemas financeiros. (SEBRAE, 2017, P. 5)

Ainda segundo o SEBRAE (2017, P. 7) a gestão financeira “inclui a utilização de instrumentos de gerenciamento”. Tais instrumentos dizem respeito a informações simples como fluxo de caixa, projeção de caixa, giro de caixa e controle de estoques, como também obter informações e analisar relatórios através de dados disponibilizados nas contas da empresa, do balanço patrimonial e da DRE. Dados esses analisados e averiguados com a ajuda de planilhas.

Como o tempo é um fator precioso nos dias de hoje e são muitos os dados de uma empresa para serem analisados rapidamente, as planilhas servem para facilitar essa gestão. Porém, como não são todos os empresários que tiveram estudos sobre como administrar uma empresa e poucos têm esse conhecimento, nem todos sabem como fazer e como usar essas planilhas. Por isso, a ideia de um aplicativo gratuito que disponibilize planilhas para download prontas para o uso é essencial para a gestão financeira dessas empresas. Contudo, será necessário apenas o preenchimento com os dados da empresa e automaticamente as contas já serão feitas. Para o melhor entendimento haverá também instruções de como preencher os campos com os dados, indicações das planilhas necessárias para o tipo e tamanho da empresa, dicas de como ler relatórios e principalmente uma parte sobre os termos usados nas planilhas e aplicativo, seus significados e onde se encontram tais informações.

O aplicativo possibilitaria a boa gestão financeira da empresa, dando a entender do que a empresa precisa no momento e também no futuro. Um aplicativo completo com todas as ferramentas e instrumentos necessários para um bom funcionamento e uma boa gestão de qualidade para qualquer empresa. Porque “fazer uma gestão financeira correta é fundamental para o futuro do seu empreendimento.” (SEBRAE, 2017, P. 47)

Se você se interessou por esta área, saiba mais sobre o
MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.

REFERÊNCIAS

SEBRAE-SP. Entenda o motivo do sucesso e do fracasso das empresas. São Paulo: 30 de Out. de 2017. Disponível em:  < WWW.sebrae.com.br > Acesso em: 10 de Out. de 2020.

SEBRAE-SP. E-BOOK Gestão Financeira. São Paulo: 2017.