Aplicativo estimula alunos de ensino fundamental a aprender ciências

Estudantes do IFBA (Instituto Federal da Bahia), em Jacobina, estão desenvolvendo um aplicativo para smartphones para motivar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental a explorar as descobertas da ciência e da física.

O aplicativo conta com uma linguagem acessível, feito com base no conhecimento que as crianças já têm. Além de conhecimentos científicos, ele motiva o aluno com animações e várias atividades dentro do conteúdo como desafios que as crianças devem resolver.

Um dos objetivos do projeto é enriquecer a característica lúdica do uso do celular para o desenvolvimento escolar. O aplicativo inclui um jogo de perguntas e respostas sobre ciências em diferentes níveis. Quando o estudante erra uma questão, surge um texto explicativo, momento em que é possível intervir e tirar dúvidas sobre o tema.

Para que o aplicativo fosse feito, os idealizadores estudaram as metodologias de ensino utilizadas com alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
O projeto foi estudado e desenvolvido em cerca de cinco meses, e agora está na fase de revisão da ferramenta para torná-la disponível para uso público. A expectativa é de que o aplicativo seja oferecido para o público em geral ainda neste ano.

Para você que ficou interessado nessa temática, a Faculdade Laboro oferece cursos de Pós-Graduação na área de Educação, quer conhecer? Basta clicar aqui