Aplicativo de Cargas e Motoristas do Transporte Rodoviário

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova forma de contratação de veículos de cargas e disponibilização de cargas por meio de aplicativos em smartphones. A partir da observação das dificuldades apresentadas por motoristas autônomos e transportadoras em contratar veículos de cargas e das empresas detentoras das cargas de transporte rodoviário.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Tiago Cardoso, aluno do curso de Gestão Portuária Logística Empresarial e Negócios Internacionais

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

Hoje, 66% do transporte de cargas do Brasil é feito por caminhões. Países continentais privilegiam o transporte ferroviário e fluvial. O modal rodoviário é minoritário: China, 32%; Rússia, 5%; EUA, 43%.[1] A greve dos caminhoneiros que ocorreu no Brasil em 2018   teve consequências no país todo. Os bloqueios das rodovias acarretaram a falta de alimentos, remédios e combustíveis por todas as regiões, entre outros prejuízos.

Tendo em vista que o transporte rodoviário está ligado diretamente a logística e a cadeia de suprimento se faz necessário a criação de um modelo de aplicativo onde possa agilizar, aperfeiçoar e atualizar o serviço de entregas de cargas, visando buscar benefícios tanto para a os fornecedores, transportadores quanto para os clientes.

As dificuldades atualmente são na contratação de veículos de carga para a empresa detentora da carga. Esta dificuldade ocorre tanto para o motorista autônomo quanto para a transportadora, pois há uma demora em conseguir cargas, gerando prejuízo, por seus veículos ficarem parados sem gerar receita.

Para minimizar esses problemas vê-se a necessidade de criar um aplicativo que pode ser baixado nas lojas digitais de aplicativos, onde qualquer um pode ter acesso ao serviço, cuja ideia é facilitar a contratação e a distribuição de veículos de cargas. Este aplicativo trará como benefício a agilidade nos serviços entregas, pontualidade sendo que o recebedor da carga e o contratante terá a previsão do horário de entrega da sua mercadoria; redução de custos; menores prazos de entregas (por traçarem a melhor rota, considerando a segurança do percurso e as condições das estradas); maior organização da empresa contratada; eficiência; inovação; disponibilidade de informações referente a empresa contratada.

O aplicativo consiste em cadastrar pessoas interessadas, desde que se encaixe nas normas que são exigidas, como por exemplo: carteira de habilitação profissional, documentação do veículo em dias, dentre outras exigências da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

Modelo do aplicativo para acesso do motorista:

Cadastro inicial: CPF ou CNPJ/ Placa / Tipo de Caminhão / Tipo de Carroceria / e se tem Sistema de Segurança.

Após o preenchimento dos dados o motorista ou transportadora deverão enviar fotos do veículo e dos documentos para aprovação, sendo aprovado o usuário terá as cargas disponíveis para escolher conforme a configuração do seu veículo, onde terá informação do peso, local de entrega, valor do frete e tipo de mercadoria.

Modelo do aplicativo para acesso das empresas ou pessoas físicas detentoras das cargas:

Cadastro inicial: CPF ou CNPJ. Quando forem incluir as cargas deve-se informar: peso, valor do frete a pagar, local de origem do carregamento, local de destino de entrega, peso da carga, tipo da carga, terá a opção de escolher o tipo de veículo e carroceria.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre nossos cursos de Pós-Graduação na área de Gestão Portuária clicando AQUI

REFERÊNCIA

Da NÓBREGA, M. F. Há pelo menos seis causas para a greve dos caminhoneiros.  Blog Maílson da Nóbrega, Veja Disponível em : <https://veja.abril.com.br/blog/mailson-da-nobrega/ha-pelo-menos-seis-causas-para-a-greve-dos-caminhoneiros/>. Acesso em 21.set.2019.