Aplicação de solução tecnológica no abastecimento de combustíveis

O presente artigo apresenta a utilização de aplicativo de dispositivo móvel como ferramenta tecnológica para auxiliar a população de São Luis na pesquisa de melhores opções de produtos, serviços e valores de empresas do ramo de combustíveis e derivados.

Este texto é fruto da disciplina de Pós-Graduação “Produção e Inovação Científica” ministrada como último módulo para a formação dos alunos da Laboro. Nela, os alunos aprendem como aplicar conceitos e ferramentas de forma assertiva e criativa para fomentar a inovação na ciência.

Autor: Ricelly Santos – aluna do curso de MBA em Administração Estratégica

Orientadora: Profa. Ma. Bruna Almeida

A população brasileira sempre ouviu a seguinte frase “o Brasil é um país autossuficiente quando o assunto é petróleo e derivados”, tal fato foi concretizado após as descobertas dos campos de pré-sal. A afirmação citada seria o melhor dos mundos, pois para grande parte da população brasileira, que desconhece a metodologia da formação dos preços dos combustíveis, a fartura do produto poderia facilitar a manutenção de preços mais baixos.

Infelizmente a realidade é bem diferente, para começar, a elevada carga tributária dificulta a redução dos valores. Por exemplo, os impostos cobrados no litro da gasolina alcançam em média 45 % somando os tributos federais e estaduais. Outra variável que impacta diretamente no preço do combustível é a flutuação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

Entretanto, as grandes montadoras estão investindo em veículos com uso de energias renováveis, porém os altos custos no processo de fabricação dificultam a popularização da alternativa sustentável.

Os itens citados anteriormente não são exaustivos, pois outro ponto maléfico são os carteis dos postos de combustíveis. Para Martinez, os cartéis são:

Acordos, ajustes ou mesmo troca de informações sobre variáveis comercialmente sensíveis entre concorrentes com o objetivo de alterar artificialmente as condições de mercado com relação a bens ou serviços, restringindo ou eliminando a concorrência. (Ana Paula Martinez, 2013, p. 110)

A prática citada alem de ilegal, prejudica a população pois os impactos econômicos são em cascata uma vez que o transporte rodoviária é o principal modal do brasileiro.

Analisando os pontos citados acima, o artigo acadêmico apresenta uma alternativa que visa ajudar a população na busca de melhores preços e produtos. Trata-se de uma ferramenta tecnológica capaz de informar aos motoristas a localização dos postos de combustíveis e os valores dos produtos e serviços disponíveis. Observando o uso da tecnologia no dia a dia, SOUZA esclarece que:

As tecnologias e seus produtos não são bons nem maus em si mesmos, os problemas não estão na televisão, no computador, na internet, ou em quaisquer outras mídias, e sim nos processos humanos, que podem empregálos para a emancipação humana ou para a dominação. (SOUZA, 2010)

O projeto “AbasteceSLZ” visa o desenvolvimento de um aplicativo que será acessível em qualquer dispositivo móvel com interface na plataforma do Google Map, que através da posição real do motorista, irá mapear as melhores opções para abastecer.

O projeto será implantado por fases, incialmente todos os postos de combustíveis do município de São Luís serão mapeados, a segunda onda visa mapear os estabelecimentos da Grande São Luís. A terceira e última onda, será inclusão de todos os postos de combustíveis do estado do Maranhão. A plataforma irá divulgar por 45 dias os produtos/serviços e seus respectivos valores gratuitamente. Após o prazo, somente a localização do estabelecimento será divulgada no app. Para a continuidade da divulgação dos produtos/serviços e valores, será cobrada uma mensalidade anual visando financiar a continuidade e manutenção do projeto. Conforme citado no início do artigo, os preços dos combustíveis sofrem alterações devido a inúmeras varáveis, dessa forma, as empresas receberão uma chave de acesso para atualização em tempo real valores ajustados na plataforma.

Conforme as diretrizes do plano estratégico, o projeto “AbasteceSLZ” visa beneficiar a população informando as melhores opções para abastecimento e prestação de serviços direcionando o cliente a partir da sua localização em tempo real, incentiva a prática da concorrência agregada com a lei da oferta e procura, pois, as empresas com os melhores preços e serviços praticados irão sobressair frente aos demais. E por fim, empreender prestando serviço de forma inovadora e com possibilidade de crescimento econômico e gerando oportunidades.

Se você se interessou por esta área se especialize, saiba mais sobre nossos cursos de Pós-Graduação na área de MBA em Administração Estratégica clicando AQUI

REFERÊNCIAS

MARTINEZ, Ana Paula; FERRARI, Eduardo Reale. Repressão a cartéis: interface entre direito administrativo e criminal. 2013.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SOUZA, Lucia Helena Pazzini. Tecnologias na educação. Disponível em: <<http://www.profala.com/arteeducesp159>>. Acessado em: 20 set. 2010.