ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Gestão Educacional e Cidadania. Esse foi o tema escolhido pela nossa ex-aluna Marilene Corrêa Nascimento Leite de Faria em sua dissertação no Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Faculdade Laboro.

 

RESUMO:

O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os aspectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.
Palavras-chave: gestão escolar; gestão educacional; cidadania e inclusão.

Você pode baixar o PDF do trabalho na íntegra clicando aqui

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