Alunos da Laboro realizam visita técnica ao Porto do Itaqui

Alunos do curso de pós-graduação em Gestão Portuária realizaram no último dia 23 de novembro, como aula externa da disciplina Planejamento Portuário, uma visita técnica ao Porto do Itaqui, em São Luís.

Segundo o professor Paulo Ambrósio Rodrigues, a equipe de alunos foi muito bem recebida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a visita técnica foi bastante proveitosa para a finalidade planejada. Paulo Ambrósio Rodrigues é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial e tem 40 anos de experiência em cargos executivos nas áreas de navegação, portos, gestão de cargas, armazenagem e logística internacional.

Os alunos tiveram que apresentar uma pesquisa fundamentada para o planejamento do Porto do Itaqui. “Os senhores Harlan [gerente de Planejamento da EMAP] e José Magalhães [gerente de Operações da EMAP] demonstraram interesse em conhecer esses trabalhos, com vistas à possibilidade dos autores dos melhores trabalhos serem divulgados junto à comunidade marítimo-portuária de São Luís como potenciais executivos para futuras contratações”, explicou Ambrósio.

O Porto do Itaqui, juntamente com os terminais privados da Vale e Alumar, integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país. Em relação aos demais portos brasileiros, o Porto do Itaqui é o que apresenta o melhor custo-benefício para os mercados nacional e internacional.