Alunos da Laboro constroem torres no Desafio do Marshmallow

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Professor Roberto Reis
Professor Roberto Reis

Os alunos do curso de pós-graduação em Gestão Pública receberam no último final de semana, em São Luís, a disciplina Gestão de Projetos, ministrada pelo professor Roberto Reis, mestrando Internacional em Direção Estratégica de Marketing (EUA e Espanha), que também está cursando MBA Internacional em Gestão de Projetos (EUA e Espanha).

O professor trouxe para a sala de aula uma dinâmica conhecida como Desafio do Marshmallow, apresentado pela segunda vez na Faculdade Laboro. Segundo Roberto Reis, a aceitação dos alunos foi unânime, pois o momento de entretenimento e diversão está alinhado com o aprendizado em Gestão de Projetos.

Confira entrevista sobre o Desafio do Marshmallow.

FACULDADE LABORO – O que é o desafio do Marshmallow?

Roberto Reis – O desafio do Marshmallow é uma atividade interativa que se relaciona com o ambiente de projetos. Basicamente a atividade consiste na tarefa de cada equipe em construir uma torre usando macarrão, barbante, fita adesiva, que sustente um pedaço de marshmallow encaixado no topo. A equipe vencedora será aquela que fizer a maior torre, utilizando de maneira estratégica os recursos e que cuja torre se mantenha em pé, tudo isso dentro do tempo estabelecido.

FL – Qual o benefício do desafio para os alunos?

Roberto Reis – Este desafio revela precisosas lições para os participantes, que permeiam o trabalho em equipe, a colaboração, a tomada de decisões compartilhadas, a pensar no coletivo e no objetivo e também a gerir conflitos e divergências, além de promover um clima saudável de aprendizado, relacionamento interpessoal e descontração.

FL – Qual a disciplina e em que turma foi ministrado o desafio?

Roberto Reis – O desafio aconteceu durante a disciplina de Gestão de Projetos, com a presença de profissionais das mais diversas formações, de administradores e contadores até médicos e turismólogos, o que permitiu o compartilhamento de muitas experiências das mais diversas áreas profissionais.

FL – Qual foi o objetivo da disciplina?

Roberto Reis – O objetivo geral da disciplina é trazer para a temática da maneiras e formas de relacioná-la com o ambiente de trabalho, pois hoje a Gestão de Projetos é um método gerencial presentes em diversas organizações. Podemos ainda destacar que outros objetivos foram apresentar os conceitos chaves principais e as vantagens de trabalhar com a metodologia de gerenciamento de projetos.

FL – O que foi abordado? Qual a abordagem?

Roberto Reis – Como a turma era heterogênea no que tange a formação dos alunos, abordei inicialmente um exercício de nivelamento expondo conceitos chaves da administração geral. Em seguida foram apresentados as bases, conceitos e fases de maturidade dos projetos. Foram realizadas com a turma 3 oficinas de Gestão de projetos buscando a aplicação dos conhecimentos na prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de conceber sugestões de projetos para as empresas em que trabalho, além de aprenderem como elaborar e preencher os principais elementos da documentação que compõe o escopo dos projetos.

Musculação para Idosos

O envelhecimento é um processo natural fisiológico de todos seres vivos e com isso vem a perda muscular, força, desequilíbrio e flexibilidade. A musculação é