Alunos da Laboro constroem torres no Desafio do Marshmallow

Professor Roberto Reis

Os alunos do curso de pós-graduação em Gestão Pública receberam no último final de semana, em São Luís, a disciplina Gestão de Projetos, ministrada pelo professor Roberto Reis, mestrando Internacional em Direção Estratégica de Marketing (EUA e Espanha), que também está cursando MBA Internacional em Gestão de Projetos (EUA e Espanha).

O professor trouxe para a sala de aula uma dinâmica conhecida como Desafio do Marshmallow, apresentado pela segunda vez na Faculdade Laboro. Segundo Roberto Reis, a aceitação dos alunos foi unânime, pois o momento de entretenimento e diversão está alinhado com o aprendizado em Gestão de Projetos.

Confira entrevista sobre o Desafio do Marshmallow.

FACULDADE LABORO – O que é o desafio do Marshmallow?

Roberto Reis – O desafio do Marshmallow é uma atividade interativa que se relaciona com o ambiente de projetos. Basicamente a atividade consiste na tarefa de cada equipe em construir uma torre usando macarrão, barbante, fita adesiva, que sustente um pedaço de marshmallow encaixado no topo. A equipe vencedora será aquela que fizer a maior torre, utilizando de maneira estratégica os recursos e que cuja torre se mantenha em pé, tudo isso dentro do tempo estabelecido.

FL – Qual o benefício do desafio para os alunos?

Roberto Reis – Este desafio revela precisosas lições para os participantes, que permeiam o trabalho em equipe, a colaboração, a tomada de decisões compartilhadas, a pensar no coletivo e no objetivo e também a gerir conflitos e divergências, além de promover um clima saudável de aprendizado, relacionamento interpessoal e descontração.

FL – Qual a disciplina e em que turma foi ministrado o desafio?

Roberto Reis – O desafio aconteceu durante a disciplina de Gestão de Projetos, com a presença de profissionais das mais diversas formações, de administradores e contadores até médicos e turismólogos, o que permitiu o compartilhamento de muitas experiências das mais diversas áreas profissionais.

FL – Qual foi o objetivo da disciplina?

Roberto Reis – O objetivo geral da disciplina é trazer para a temática da maneiras e formas de relacioná-la com o ambiente de trabalho, pois hoje a Gestão de Projetos é um método gerencial presentes em diversas organizações. Podemos ainda destacar que outros objetivos foram apresentar os conceitos chaves principais e as vantagens de trabalhar com a metodologia de gerenciamento de projetos.

FL – O que foi abordado? Qual a abordagem?

Roberto Reis – Como a turma era heterogênea no que tange a formação dos alunos, abordei inicialmente um exercício de nivelamento expondo conceitos chaves da administração geral. Em seguida foram apresentados as bases, conceitos e fases de maturidade dos projetos. Foram realizadas com a turma 3 oficinas de Gestão de projetos buscando a aplicação dos conhecimentos na prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de conceber sugestões de projetos para as empresas em que trabalho, além de aprenderem como elaborar e preencher os principais elementos da documentação que compõe o escopo dos projetos.