Alunos da disciplina Gestão de Projetos apresentam projetos em tecnologia da informação simulando soluções reais para problemas de instituições de saúde

O prof. Arthur Heineck, mestrando e professor da disciplina Gestão de Projetos do curso de redes de computadores da Faculdade Laboro desenvolveu uma atividade que propôs a produção de projetos pelos alunos.

Para essa atividade o professor Arthur convidou o engenheiro Marcelo Delago que junto com ele avaliou os trabalhos. Esses projetos apresentam soluções em tecnologia da informação para hospitais de referência no país.

A dinâmica da aula se desenvolveu a partir dos estudos sobre práticas de Gestão de Projetos desenvolvidas durante todo o semestre. Cada equipe apresentou um projeto envolvendo tecnologia da informação para sanar  problemas de uma instituição hospitalar. Foram pesquisadas instituições hospitalares dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Goiás.

Durante a explanação  os alunos procuraram identificar problemas tais como: ineficiência nos processos burocrático de novos atendimentos (documentação), o processo cirúrgico e as etapas da recuperação pós-operatória, modificações ou implantação de prontuário eletrônico, televisita e telemedicina entre outros. Com base no feedback de alguns dos alunos do Curso de Redes que estiveram ativamente presentes nesta disciplina, a proposta da avaliação foi bastante agregadora.

O engenheiro Marcelo Delago com mais de 20 anos de experiência em engenharia clínica contribuiu com importantes observações aos alunos. O pragmatismo levando os conceitos acadêmicos para a prática em saúde foi o norteador da avaliação dos trabalhos.

O aprendizado nesta avaliação se concentra em analisar e elevar a habilidade dos alunos em três principais pilares: Ferramentas e Técnicas de Gestão de Projetos, Liderança e Conhecimento do Negócio. Segundo o professor Arthur o objetivo final deste trabalho foi colocá-los imersos na realidade de uma instituição de saúde para lapidar essas habilidades.

Uma apresentação não apenas técnica, mas também de negócio foi o grande desafio, segundo professor Arthur.

O curso de redes de computador é uma das graduações ofertada pela Faculdade Laboro.