ABL lança aplicativo para ajudar com dúvidas de ortografia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Muitas são as pessoas que ainda têm dúvidas acerca das novas regras ortográficas previstas no Acordo Ortográfico. Pensando nisso, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Através de smartphones e tablets com sistema operacional iOS (pela App Store) ou Android (pelo Google Play), é possível ter acesso a quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas.

Com diversos recursos para facilitar a busca pelas palavras, um dos destaques do aplicativo é o autocompletar-se. Quando você digita uma palavra, automaticamente o aplicativo fornece uma lista com sugestões de possíveis resultados. Também é possível aumentar o tamanho da letra no aplicativo para facilitar a leitura.

Segundo explicou o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, a vantagem do aplicativo é que dessa forma é possível tirar dúvidas de ortografia a qualquer momento e em qualquer lugar. “Pode-se estar no metrô, na rua, onde estiver, com um celular ou tablet, em poucos segundos tem-se a resposta de como se escreve a palavra”, disse e complementou frisando que, dessa forma, a ABL está prestando serviço a um número cada vez maior de usuários, “especialmente os estudantes”.

Apesar da nova ortografia só poder ser cobrada a partir de 1º de janeiro de 2016, o presidente diz que as mudanças já são uma realidade. “Todos já adotaram a nova ortografia, os jornais, os livros escolares, os livros editados”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *