ABL lança aplicativo para ajudar com dúvidas de ortografia

Muitas são as pessoas que ainda têm dúvidas acerca das novas regras ortográficas previstas no Acordo Ortográfico. Pensando nisso, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Através de smartphones e tablets com sistema operacional iOS (pela App Store) ou Android (pelo Google Play), é possível ter acesso a quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas.

Com diversos recursos para facilitar a busca pelas palavras, um dos destaques do aplicativo é o autocompletar-se. Quando você digita uma palavra, automaticamente o aplicativo fornece uma lista com sugestões de possíveis resultados. Também é possível aumentar o tamanho da letra no aplicativo para facilitar a leitura.

Segundo explicou o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, a vantagem do aplicativo é que dessa forma é possível tirar dúvidas de ortografia a qualquer momento e em qualquer lugar. “Pode-se estar no metrô, na rua, onde estiver, com um celular ou tablet, em poucos segundos tem-se a resposta de como se escreve a palavra”, disse e complementou frisando que, dessa forma, a ABL está prestando serviço a um número cada vez maior de usuários, “especialmente os estudantes”.

Apesar da nova ortografia só poder ser cobrada a partir de 1º de janeiro de 2016, o presidente diz que as mudanças já são uma realidade. “Todos já adotaram a nova ortografia, os jornais, os livros escolares, os livros editados”, finalizou.