A Educação como base para o desenvolvimento social e econômico na Alemanha.

Munique é uma cidade linda com transportes urbanos excelentes e uma população educada e gentil com estrangeiros. As Universidades da Alemanha são um espetáculo de eficiência à parte. Dentre as quais dez foram classificadas entre as 100 melhores do mundo e constam na lista “World University Rankings”.

A universidade alemã mais bem colocada é a Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU), com sede em Munique que se apresenta com altíssimo nível científico e técnico. Também nesta Lista de melhores do mundo está Universidade Técnica de Munique (TUM) que tem sido reconhecida mundialmente e especialmente com a preocupação com a empregabilidade de seus egressos e atuando fortemente com os vínculos de parcerias com a indústria.

Como se não bastasse a qualidade científica e técnica dão exemplo ao mundo ao assumirem responsabilidades em respeito aos refugiados. As universidades percebem a educação como uma forma de integração e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) através do Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) disponibiliza 100 milhões de euros anuais para possibilitar aos refugiados o acesso às universidades alemãs.

Olhando a história e a potencialidade destas instituições podemos perceber o quanto ainda temos que fazer em nosso país.  A Universidade LMU, por exemplo, é uma instituição pública fundada em 1472. Possui cerca de 50.000,00 estudantes, 18 faculdades (dentre elas destaque para a formação em Medicina) e cerca de 600 professores.