A Companhia Vale recebe estudantes da Pós Graduação em Engenharia de Segurança do trabalho para visita técnica

A Companhia Vale  recebeu os alunos da Pós em Engenharia de Segurança do trabalho turmas 6 e 7 no último sábado, dia 14 de julho para uma visita técnica.

Guiados pelo engenheiro em Segurança do Trabalho da Vale, Fábio Arruda e a Relações Públicas Mariana Galvão os alunos puderam conhecer o funcionamento do CCO: Centro de Controle de Operações. Ele controla a ferrovia na sua extensão entre São Luís até Carajás no Pará. Os alunos ficaram impressionados com a tecnologia empregada para funcionamento do Centro. Segundo  Fabio Arruda são 60 composições circulando por dia na malha ferroviária percorrendo 892 quilômetros.  São necessários componentes humanos altamente capacitados atuando com equipamentos de ponta. Toda a ferrovia é controlada deste centro de Operações.

A Vale é uma companhia com sede no Rio de Janeiro, mas opera também em Minas Gerais, Maranhão e Pará.

Os alunos de Engenharia de Segurança do Trabalho conheceram ainda a usina de pelotização que volta agora em agosto a ser ativada depois de alguns anos sem funcionamento. Fábio mostrou ainda o projeto que o setor de Saúde, Segurança e Ambiente desenvolvem com as abelhas que são um insetos bio-indicador da qualidade do ar. O engenheiro também destacou que 52% da água que circula na Companhia Vale é tratada e reutilizada para limpeza e outras finalidades operacionais, minimizando o impacto ambiental que esta água contaminada de resíduos tóxicos poderia causar ao meio ambiente.

Outra importante parada da visita técnica foi na brigada dos bombeiros. Eles fizeram uma demonstração de equipamentos de segurança e até a aluna Ana Carolina da Pós pôde vestir a equipagem dos bombeiros para situações extremas de incêndio.

A Companhia Vale é a 4° maior empresa do mundo no campo da mineração, 2º maior da América Latina. Suas operações no Brasil em 2016 alcançaram 150 milhões de toneladas de minério (manganês, bauxita, ferro e níquel) e eles estimam 230 milhões até 2018.